10 incríveis dobras geológicas que você precisa ver!
Dobras geológicas são formações visualmente incríveis resultantes do movimento de placas do continente. Confira dez dobras que estão entre as mais impressionantes do mundo.
Existem vários tipos de formações geológicas, resultados de fenômenos tanto internos quanto externos ao planeta. Alguns dos mais impressionantes, no entanto, são as dobras - que ocorrem quando camadas lisas de solo, geralmente sedimentares, são curvadas ou dobradas devido ao movimento das placas litosféricas.
Mais especificamente, a pressão exercida pelo movimento das placas “enruga” o relevo. E esse "enrugamento" pode ter desde tamanhos minúsculos até gigantescos, resultando em cadeias de montanhas como a cordilheira dos Andes, na América do Sul.
Confira dez dobras geológicas incríveis encontradas ao redor do mundo:
As dobras da posição Apoplystra, Grécia
As dobras geológicas da posição Apoplystra, na Grécia, estão localizadas entre a vila de São Paulo e os Montes de Areia e são notavelmente coloridas.
Dobras da ilha de Antipaxos, Grécia
Tratam-se de sedimentos expostos do período oligoceno, localizados na Ilha Jônica de Antipaxos, Grécia. Essa formação também é chamada, em inglês, de slump fold.
Dobra de Sideling Hill em Maryland, Estados Unidos
O corte de Sideling Hill foi realizado para a passagem de uma rodovia e é famoso por ter exibido uma impressionante dobra geológica composta por rochas sedimentares.
Dobra Flysch no País Basco, França
O termo flysch é utilizado para se referir a dobras e formações geológicas que possuem alternância entre arenito e xisto dos alpes. Esta dobra está localizada na região do País Basco, na França.
As dobras em chevron de North Cornwall, Reino Unido
Dobras em chevron são caracterizadas por um formato parecido com um telhado (lados planos e dobras agudas), sem arredondamentos. Os ângulos dos formatos em V são geralmente de 60 graus ou menos.
Mount Head, no Canadá
Essa montanha canadense exibe uma dobra geológica incrível de 403 m de altura e está localizada na Highwood Range, ao sudoeste de Calgary, Alberta.
Estrutura de Richat, no deserto do Saara
Por muito tempo, cientistas acreditaram que a estrutura de Richat fosse resultado do impacto de um meteoro. Descobertas recentes, no entanto, indicam que trata-se de uma cúpula resultante de dobras geológicas, com diâmetro de 40 km. A rocha exposta nessa dobra gigantesca data desde o período Proterozóico, no centro, até o período Ordoviciano nas bordas.
As dobras do Vale de Namíbia
Dobras geológicas fantásticas localizadas no baixo vale do rio Ugab, uma região da Namíbia, na África.
Dobras das montanhas Eilat, em Israel
Algumas das dobras mais acentuadas já descobertas. A formação também inclui falhas geológicas (rupturas responsáveis pelo deslocamento de partes diferentes da formação) e está localizada nas montanhas Eilat, sul de Israel.
Dobras de Ferro em Minnesota, Estados Unidos
Belíssima formação de ferro intercalado com camadas de xisto, exposta em um pavimento encontrado numa região próxima de Soudan, em Minesota.