17 milhões de insetos migram todos os anos através de uma rota migratória nos Pireneus

Quantos insetos migram pelos Pireneus a cada ano? Que espécies são esses viajantes alados e por que eles são importantes? Os dados irão surpreendê-lo. Veja aqui.

borboleta
Pesquisadores observaram e registraram a surpreendente diversidade da migração em massa dos insetos através dos Pireneus.

Entre 2018 e 2021, os pesquisadores monitoraram a abundância e variedades de insetos que passam pela passagem fronteiriça dos Pireneus de Bujaruelo, entre a França e a Espanha, para avaliar o estado deste fenômeno migratório massivo.

Eles registraram uma média anual de 17,1 milhões de insetos voando pela passagem dos Pireneus. O evento de migração foi associado a fatores ambientais, como pouca chuva, a velocidade do vento, temperaturas mais altas, luz solar e ventos contrários.

Locais e métodos de pesquisa

Bujaruelo é uma bela passagem montanhosa nos Pireneus que liga Aragão, na Espanha, e Occitânia, na França. Localiza-se junto ao Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido, e oferece um percurso encantador para os amantes da natureza.

Os pesquisadores contaram pequenos insetos com uma câmera de vídeo e registraram visualmente borboletas e libélulas enquanto voavam sobre a passagem. Os menores insetos foram capturados com armadilha tipo tenda e inspecionados ao microscópio para identificação do grupo familiar. Outros insetos migratórios foram identificados em nível de espécie.

Foram identificadas 20 famílias de insetos, das quais pertenciam a cinco ordens (grupo taxonômico superior ao grupo familiar). Os grupos e sua contribuição no número total de insetos migradores foram registrados da seguinte forma: Diptera: 89%; himenópteros: 6%; hemípteros: 5%; lepidópteros: 1%; e Odonata, com menos de 1%.

Alguns migrantes que voavam alto incluíam moscas-das-flores, mariposas almirantes vermelhas e moscas azuis. Outros migrantes incluíam mariposas amarelas nubladas e as mariposas brancas do repolho, que põem ovos e deixam seus pequenos bebês lagartas mastigar repolhos.

Importância ecológica

Segundo o estudo, os polinizadores representam 87,5% de todos os insetos migratórios. Todos os insetos contribuíram para a transferência de nutrientes, sendo 33,6% decompositores, 22,2% predadores e 5% pragas.

Os pesquisadores acreditam que os insetos migratórios vieram de uma grande área da Europa Ocidental e destacam a surpreendente diversidade entre os milhões de viajantes alados. Os cientistas incentivam mais estudos de longo prazo para ajudar a compreender melhor os obstáculos geográficos às populações de insetos e estabelecer um monitoramento contínuo.

Polinizadores como besouros, abelhas, moscas, vespas e borboletas são essenciais para manter a diversidade dos ecossistemas e ajudar a reproduzir inúmeras espécies de plantas, incluindo aquelas que ajudam a colocar o jantar nas nossas mesas.

Precisamos de polinizadores, por isso o monitoramento das populações migratórias de insetos polinizadores é um passo importante para gerir com sucesso a sua conservação.

Hawkes, W. L. et al. The most remarkable migrants—systematic analysis of the Western European insect flyway at a Pyrenean mountain pass. Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, v. 291, n. 2024, 2024.