A Era do Antropoceno

Estamos a viver no limiar de uma nova era. E seguindo o argumento de que a ação humana tem alterado drasticamente o funcionamento e os fluxos naturais do planeta ao promover intensas mudanças globais, diversos especialistas afirmam que entramos numa nova era geológica, o Antropoceno.

Antropoceno
Antropoceno é um novo período geológico, também chamado de "Era da Humanidade".

Ao longo de milhares de milhões de anos as forças dos elementos moldaram o nosso planeta através do fogo, da água e do vento. A natureza escreveu a sua história, moldando paisagens e produzindo as maravilhas do nosso planeta, tornando-o a casa da humanidade, tanto quanto sabemos, o único lugar onde podemos viver. Contudo, subjugamos bastante a natureza ao explorar as suas forças e ao formulá-la de acordo com as nossas ideias.

Construímos monumentos expendidos e criamos prosperidade para muitos. Ao longo dos milênios o nosso impacto tem crescido de forma progressiva.

Os vestígios do nosso trabalho podem ser vistos em vários pontos do mundo, transformamos florestas em terra arável, a tecnosfera, tudo o que é produzido pelo homem, espalha-se cada vez mais, e as mega cidades crescem a grande velocidade, a nossa era nunca para. A população da Terra está em constante crescimento, mas a terra não.

Usamos 2/3 da superfície da terra para habitação, circulação rodoviária e agricultura, o que significa que nos tornámos no fator dominante. Mais e metade da humanidade vive em cidades e a tendência é para que este número aumente. No entanto, cada casa, cada rua, tudo o que construímos é às custas da natureza.

Seul - Vista Aérea
Em Seul, na Coreia do Sul é notória a alteração da paisagem pela ação do Homem.

Cunhado pelo biólogo Eugene Stoermer na década de 1980 e popularizado pelo Nobel de Química, Paul Crutzen, em 2000, o termo Antropoceno possui raízes gregas: "anthropos" significa homem e "cenos" significa novo. Esse sufixo é utilizado na Geologia para designar todas as épocas dentro do período em que vivemos atualmente, o Quaternário.

Ainda não há data de início precisa e oficialmente apontada, mas muitos cientistas consideram que começa no final do século XVIII, quando as atividades humanas começaram a ter um impacto global significativo no clima da Terra e no funcionamento dos seus ecossistemas.

Esta data coincide com a Revolução Industrial. Esse período foi marcado pela dependência da queima de combustíveis fósseis, que provocou o aumento das emissões de dióxido de carbono, afetando o clima global ao interferir no mecanismo natural de aquecimento do efeito estufa.

Contudo, há ainda quem considere que o Antropoceno começa mais cedo, há 11,5 milhões de anos no advento da agricultura. A expansão da agricultura abriu caminho para o desmatamento de grandes áreas de florestas e a queimada desses terrenos para o aprimoramento de terras agrícolas. Esse facto sugere que essa redução das florestas teria levado a um aumento geral de gás carbônico (CO2) na atmosfera, contribuindo para um aumento das temperaturas globais, ainda que de maneira reduzida.

Alteração na Paisagem
A atividade dos humanos normalmente associados à energia e à agricultura mudou e está a mudar a composição da terra.

Deixamos vestígios em tudo o que fazemos. Visto de cima, o impacto do Antropoceno torna-se claramente visível, impusemos formas geométricas à Terra para melhor explorar, especialmente na idade moderna.

Qual será o futuro do nosso planeta nesta nova era? A Terra merece que cuidemos dela, especialmente na época do Antropoceno.