A importância das borboletas na natureza
Coloridas, graciosas e até um pouco místicas: as borboletas são indiscutivelmente uma das criaturas mais bonitas do planeta. Elas são temas de histórias, canções e artes visuais. Mas, estes seres alados não existem apenas para ganhar a nossa atenção!
Poucos devem saber, mas a conservação das borboletas pode não só melhorar todo o meio ambiente para a vida selvagem como também melhorar a qualidade de vida das pessoas no futuro.
No mundo, existem mais de 28 mil espécies de borboleta, sendo que cerca de 80% vive em regiões tropicais. Elas desempenham um papel importante para os ecossistemas, atuando como polinizadoras, fonte de alimento e indicadoras do bem-estar humano.
As borboletas como agentes polinizadores
As borboletas são seres polinizadores muito importantes para várias culturas agrícolas. Além disso, a sua função ecológica também é fonte de alimento para predadores como pássaros, aranhas, lagartos e outros animais.
A importância das borboletas também inclui o fato de que elas são essenciais não só para a natureza selvagem, mas também para jardins, pois são atraídas por flores coloridas e precisam se alimentar de néctar. Quando fazem isso, os seus corpos coletam pólen e o transportam para outras plantas. Isso ajuda na formação de frutas e de flores que produzem novas sementes. A maioria das plantas precisa de polinizadores como abelhas e borboletas para se reproduzir.
As borboletas como indicador de um ambiente saudável
Segundo a revista The Ecologist, as borboletas têm sido amplamente utilizadas por ecologistas como indicadores, quando se trata de analisar o impacto da perda de habitat e das mudanças climáticas.
De modo geral, um jardim que atrai borboletas também consegue atrair abelhas e pássaros nativos. Na prática, isso é bom para o meio ambiente porque essas criaturas desempenham um papel no aumento da biodiversidade, incluindo a variedade de plantas, animais e seus ecossistemas.
Contudo, as borboletas também são parte importante dos níveis baixos da cadeia alimentar. Elas são uma fonte de alimento para pássaros, aranhas, lagartos, ratos e outros animais. Ou seja, se as populações de borboletas diminuírem (ou desaparecerem completamente), o impacto será sentido em níveis mais altos e poderá afetar consideravelmente todo o ecossistema.
Como as borboletas são muito sensíveis ao habitat e às alterações climáticas, os pesquisadores costumam monitorar constantemente esses insetos voadores como uma forma de observar os efeitos mais amplos da fragmentação dos habitats e das mudanças climáticas.
Precisamos das borboletas!
É importante sermos mais conscientes sobre o impacto que causamos no meio ambiente, pois, não só as borboletas, mas abelhas e todas as criaturas nativas se beneficiarão com nossas práticas ambientais melhoradas. Eles merecem ser conservados! Por isso, lembre-se: nunca capture e prenda uma borboleta!
Para os mais curiosos e apaixonados por estes seres, há lugares em que se podem ver várias borboletas voando, como o Borboletário Tropical de Santa Margarida em Constância, onde existem borboletas provenientes da América Central e Ásia e, também, o Borboletário de Lisboa onde podem ser observadas as borboletas mais comuns em Portugal.