A nossa marca no mundo: O que é a pegada de carbono e onde pode ser medida?
Desde as grandes indústrias até cada um de nós deixa a sua marca nas emissões de gases com efeito de estufa. Que atividades os geram? Como saber qual é a contribuição de cada pessoa? O que fazer para reduzir?
Qual é a sua pegada de carbono? Desde o momento em que você abre os olhos pela manhã, tudo o que você faz, e até beber um copo d'água ou acender a luz, tudo deixa uma marca neste mundo. Ok, não é comparável ao de um escritório comercial, de uma fábrica, de uma indústria, de um avião ou de um automóvel. Mas tudo soma.
Do que se trata? A pegada de carbono corresponde à quantidade de gases de efeito estufa (GEE), neste caso específico o dióxido de carbono (CO₂), emitidos no meio ambiente por uma pessoa, um grupo, um país, uma indústria, um serviço, etc.
As ações humanas podem ser individuais ou coletivas. Seu impacto é medido em toneladas ou quilos de CO₂, um dos principais gases de efeito estufa, aliás, o mais duradouro na atmosfera.
O que mede a pegada de carbono?
“A pegada de carbono foi criada como uma medida para quantificar o impacto que uma atividade ou processo tem nas mudanças climáticas para além dos grandes emissores”, detalha o documento do Ministério do Meio Ambiente do Chile (MMA).
Medir isso “serve como uma ferramenta de gestão útil para entender os comportamentos ou ações que estão contribuindo para o aumento das emissões, como podemos melhorá-los e fazer uso mais eficiente dos recursos”, afirma o MMA. A medição da pegada de carbono é aplicada a diversos produtos e atividades.
No caso de alguns produtos, o cálculo concentra-se nas matérias-primas, na fabricação, no transporte e na gestão dos resíduos finais. Para os indivíduos, é comum medir a pegada de carbono nas atividades da vida diária, como viajar de avião, carro, trem ou outros.
Como é calculado?
A pegada de carbono individual é medida com base no estilo de vida e nas atividades diárias de cada pessoa que resultam em emissões de gases de efeito estufa. Qual é?
- Uso de transporte.
- Uso de eletricidade e energia.
- Rotina alimentar.
- Hábitos de consumo.
- Resíduos generais.
Existem ferramentas gratuitas nas redes para calcular a pegada de carbono de cada pessoa, entre elas, as Nações Unidas disponibilizam na internet. Aí devemos responder a uma série de questões relacionadas com os nossos hábitos diários. Sabendo disso, podemos tomar medidas para reduzir nossa marca negativa, como as seguintes:
- Reduza o consumo de energia.
- Escolha energias renováveis.
- Adquira equipamentos de baixo consumo.
- Use transporte público.
- Caminhe ou use uma bicicleta.
- Comer menos carne.
- Compre produtos locais.
- Reciclar.