Abastecimento de água de bilhões de pessoas em risco
A disponibilidade de água nas montanhas está ameaçado pelas mudanças climáticas e pela crescente demanda, segundo uma nova pesquisa. Um quarto da população do mundo depende desses sistemas de água.
As fontes de água das montanhas estão em risco, em muitos casos críticos, devido às ameaças das mudanças climáticas, aumento da população e má administração dos recursos hídricos, segundo os cientistas.
Mais de 30 cientistas em todo o mundo avaliaram os 78 sistemas de água baseados em geleiras em todo o planeta e, pela primeira vez, os classificaram em ordem de importância para as comunidades que vivem nas planícies próximas, bem como sua vulnerabilidade a futuras mudanças ambientais e socioeconômicas.
Esses sistemas, conhecidos como torres de água nas montanhas, armazenam e transportam água através de geleiras, blocos de neve, lagos e córregos, fornecendo recursos hídricos inestimáveis para 1,9 bilhão de pessoas - aproximadamente um quarto da população mundial.
Sistemas mais vulneráveis
A pesquisa, publicada na revista Nature, descobriu que o sistema de montanhas mais utilizado pelas pessoas para a água é a torre de água Indus na Ásia. É constituído por áreas da cordilheira do Himalaia e abrange partes do Afeganistão, China, Índia e Paquistão.
Outras torres de água vulneráveis identificadas pelos cientistas incluem os Andes do sul no Chile e Argentina, as Montanhas Rochosas nos EUA e Canadá e os Alpes europeus.
Um dos cientistas que contribuíram para o estudo, Dr. Tobias Bolch, da Escola de Geografia e Desenvolvimento Sustentável da Universidade de St. Andrews, disse: “A perda projetada de gelo e neve e o aumento da necessidade de água tornam bacias densamente povoadas, localizadas em regiões áridas, como a bacia do Indus, no sul da Ásia ou a bacia Amu Darya, na Ásia Central, altamente vulneráveis no futuro.”
Jonathan Baillie, vice-presidente executivo e cientista chefe da National Geographic Society, que apoiou a pesquisa, disse: “As montanhas são lugares icônicos e sagrados ao redor do mundo, mas o papel crítico que desempenham na manutenção da vida na Terra não é bem conhecido. "
Preservação necessária
A pesquisa ajudará os tomadores de decisão locais e globais a priorizar onde ações devem ser tomadas para proteger os sistemas montanhosos, os recursos que eles fornecem e as pessoas que dependem deles, afirma Baillie.
As políticas e estratégias de conservação e adaptação às mudanças climáticas devem ser desenvolvidas especificamente para que as montanhas protejam os ecossistemas e as pessoas que dependem deles, concluíram os cientistas.