Adeus às moscas: conheça quatro plantas que ajudam a afastar o inseto da sua casa
As moscas são insetos muito indesejáveis e que incomodam a todos. Aqui compartilhamos quatro dicas de plantas que ajudam a proteger sua casa afastando esses insetos. Veja abaixo.
A mosca-doméstica, esta que costuma aparecer nas nossas casas, é um dos insetos mais comuns e uma presença habitual na maioria dos climas da Terra. Elas são indesejáveis e com aspecto nojento, incomodando a todos que estão no mesmo ambiente que elas, seja por sobrevoar comidas ou pelo barulho irritante que fazem.
Elas são consideradas vetores mecânicos, isto é, podem veicular agentes patogênicos em suas patas após pousarem em superfícies contaminadas com estes germes e, posteriormente, pousarem em alimentos, disseminando esses micro-organismos. Dessa forma, as moscas podem transmitir várias doenças, tais como distúrbios gastrointestinais.
Existem algumas medidas preventivas que podem ser adotadas para evitar a aproximação de moscas nas residências, como por exemplo, acondicionamento correto de alimentos e do lixo. Contudo, podemos contar com a ajuda de quatro plantas que ajudam a proteger nossa casa mantendo esses insetos afastados de forma natural. Veja abaixo quais são elas.
As quatro plantas que atuam como repelentes naturais
Algumas plantas podem ajudar a afastar as indesejáveis moscas de maneira natural. Elas exigem pouca manutenção e podem ser mantidas nos ambientes por muito tempo. São elas:
Lavanda cítrica
A lavanda cítrica, uma planta de flor lilás e bela, tem um aroma agradável para os seres humanos, mas péssimo para as moscas, e por isso é uma ótima aliada no combate a esse inseto.
Ela possui um composto químico que atua como um inseticida natural, chegando até mesmo a sufocar as moscas que se aproximam muito do local em que ela está.
Sobre sua manutenção: a planta precisa ficar perto de janelas com circulação de ar e com luz solar, já que ela gosta de bastante luz, favorecendo o desenvolvimento. Não é necessário regá-la todo dia, então demanda pouca água.
Manjericão
O manjericão é uma erva de odor marcante e forte para as moscas, irritando-as e afastando-as do local, pois possui os compostos químicos estragol, linalol e eugenol que elas odeiam.
E como manter a planta? O manjericão pode ser plantado em um vaso e colocado dentro de casa. Ele precisa de algumas horas de sol por dia e muita água, devendo ser regado diariamente ou uma vez a cada dois dias.
Alecrim
O alecrim é outra erva que possui um cheiro muito forte para as moscas, o que acaba repelindo o inseto do ambiente.
A planta precisa estar em um ambiente com bastante luz solar. Porém, não é necessário regá-la frequentemente, apenas uma ou duas vezes por semana.
Citronela
A citronela já é conhecida por ser um repelente natural para mosquitos, mas você sabia que é eficaz contra moscas também? Você pode ter a planta dentro de casa ou usar o óleo essencial ou incensos, que também exalam o odor afastando os insetos.
Porém, atente-se a um detalhe importante aqui: a citronela é prejudicial para animais domésticos, então cuidado para eles não entrarem em contato com a planta.
Referências da notícia
‘Xô, moscas!’: conheça 3 plantas que ajudam a proteger sua casa de insetos. 14 de janeiro, 2025. Lucas Rodrigues.
Adeus às moscas na sua cozinha: essas plantas são repelentes naturais e ideais para ter em qualquer tipo de casa. 17 de outubro, 2024. Isabela Henriques.