Amazônia pode ter sido a origem dos primeiros dinossauros, sugere estudo

Pesquisa recente aponta que a floresta amazônica e extremo da África estão ligados ao surgimento de dinossauros, milhões de anos atrás.

Descobertas na América do Sul, como esse fóssil encontrado em 2024 no Rio Grande do Sul, indicam que a origem dos dinossauros pode estar em lugares no extremo norte do continente, como a Amazônia
Fóssil encontrado em 2024 no Rio Grande do Sul. Descobertas como essa indicam que a origem dos dinossauros pode estar em lugares no extremo norte do continente, como a Amazônia. Crédito: Rodrigo Müller

Dinossauros na Amazônia? De acordo com investigação paleontológica liderada pela University College of London (UCL), a região que hoje abriga a maior floresta tropical do mundo também já foi lar dos primeiros espécimes de dinossauros, milhões de anos no passado. As evidências estão relatadas em artigo publicado em janeiro de 2025 na revista Current Biology.

O estudo aponta que, além da floresta amazônica, o Deserto do Saara e a bacia do Congo seriam outros “berços” ancestrais de dinossauros no planeta. Esses lugares, hoje separados pelo Oceano Atlântico e milhares de quilômetros de distância, faziam parte de um supercontinente, chamado de Gonduana. Cerca de 500 milhões de anos atrás, esse gigantesco bloco territorial unia partes da América do Sul, África, Índia, Austrália e Antártida.

Análises de fósseis encontrados nessas partes do globo indicam que o local de surgimento dos dinossauros seriam as regiões equatoriais de Gonduana, que atualmente correspondem à Amazônia e ao extremo norte da África. Esses achados recentes trazem um contraponto ao entendimento científico de que os dinossauros teriam nascido mais ao sul do continente africano e da América do Sul.

Modelo de computador indica origem de dinossauros em baixas latitudes

Os dinossauros dominaram a Terra por milhões de anos, durante a era Mesozóica. As evidências mais antigas desses seres remontam a 230 milhões de anos no passado. Fósseis encontrados no Sul do Brasil, Argentina e no Zimbábue demarcam a presença de “dinos” nesses espaços por volta de 200 milhões de anos atrás, na metade do período Triássico.

A partir desses registros espaço-temporais, os pesquisadores criaram uma linha do tempo das espécies de dinossauros, assim como seus locais de vida. A partir da localização de descobertas de fósseis, os cientistas conseguiram fazer uma simulação da distribuição dos primeiros dinossauros, com o auxílio de um modelo computacional. Fatores como clima, barreiras geográficas e relações evolucionárias foram considerados e aplicados ao sistema.

“Nosso modelo sugere que os primeiros dinossauros tenham surgido em áreas ocidentais de baixa latitude na Gonduana. É um ambiente mais seco e quente do que se imaginava anteriormente, composto por áreas de deserto e savana”, afirma Joel Heath, pesquisador em Ciências da Terra da UCL e um dos participantes do estudo.

Por serem territórios muito vastos e com pontos de difícil acesso, ainda existem muitas lacunas no conhecimento paleontológico na Amazônia, no Congo e no Saara. Os pesquisadores reforçam a necessidade de investimento e foco nessas regiões do globo, que podem guardar peças importantes para completar o mistério da origem dos dinossauros.

Referências da notícia

UOL. Primeiros dinossauros podem ter surgido em solo brasileiro, aponta estudo. 2025

Current Biology. Accounting for sampling heterogeneity suggests a low paleolatitude origin for dinosaurs. 2025

UOL. Um pé no Brasil, um na África? Pegadas iguais mostram dino em 2 continentes. 2025