“Apocalipse energético” de dados digitais deve ocorrer até 2033, alerta estudo
Um novo estudo alerta para uma possível crise energética até 2033: o fornecimento global de energias renováveis não será capaz de atender à crescente demanda de dados digitais.
Os dados digitais são informações que são armazenadas, processadas e divulgadas em formato digital, ou seja, em bits e bytes. E temos visto nos últimos anos que o crescente uso de dados digitais está demandando um consumo cada vez maior de energia.
Nesse sentido, um estudo recente publicado na revista Energy Policy, realizado por pesquisadores da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, alerta para um cenário de "apocalipse de dados em potencial". Segundo a pesquisa, o fornecimento global de energia renovável não será capaz de atender à crescente demanda de dados digitais, e até 2033 isso pode causar um “apocalipse energético” de dados digitais.
Maior demanda e menor oferta de energia até 2033
O modelo de previsão que os pesquisadores utilizaram neste estudo revelou um cenário preocupante de “apocalipse de dados em potencial”. Segundo o estudo, apesar da expansão da energia renovável, ela é insuficiente para satisfazer as crescentes necessidades do setor de dados digitais.
E mais alarmante ainda, é que há um risco real de que a demanda por dados digitais possa em breve exceder as capacidades viáveis de produção de eletricidade. Para se ter ideia, se o consumo de dados digitais continuar sem controle, a demanda energética gerada por dados poderá superar a produção global até 2033.
Os pesquisadores apelam então para que os formuladores de políticas, líderes da indústria e tomadores de decisões adotem medidas imediatas para: aumentar a eficiência energética, reduzir o uso de energia e fazer a transição para um ecossistema digital descarbonizado, apoiando assim a busca global por um futuro sustentável.
“Isso não é apenas um desafio técnico; é uma necessidade social. Precisamos mudar de um crescimento impulsionado pelo consumo para práticas sustentáveis que alinhem os avanços digitais com os limites ecológicos”, disse Vitor Castro, coautor do estudo.
Data Centers
Um Data Center, ou Central de Processamento de Dados, é um ambiente projetado para reunir servidores, armazenar informações, processar dados, gerenciar ativos de rede, entre outras atividades no meio digital. E o funcionamento dessa estrutura é fundamental para a administração pública e vários outros setores da economia (indústria, comércio, etc.).
Os Data Centers consomem muita energia, sendo os principais responsáveis pela alta demanda de energia, e isso pode levar a um ‘apocalipse de dados’. Segundo um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), até 2030 os data centers podem consumir até 21% da energia elétrica gerada em todo o mundo, já que quase todo o tráfego mundial da Internet passa por data centers.
Referências da notícia:
Olhar Digital. “O mundo caminha para um ‘apocalipse energético’, alerta estudo”. 2024.
Castro, V. et al. Digital data demand and renewable energy limits: Forecasting the impacts on global electricity supply and sustainability. Energy Policy, v. 195, 2024.