Arte e Física unidas! "A Noite Estrelada" de Van Gogh descreve corretamente Física de fluidos

Novo artigo mostra que quadro de Van Gogh possui Física escondida entre as pinceladas sendo um dos primeiros registros deo fenômeno

Obra "A Noite Estrelada" de Vincent Van Gogh possui Física escondida entre as nuvens apresentadas no quadro.
Obra "A Noite Estrelada" de Vincent Van Gogh possui Física escondida entre as nuvens apresentadas no quadro.

A Noite Estrela é uma das obras de arte mais conhecidas no mundo inteiro e até mesmo na História. É comum que objetos com estampas dessa obra sejam encontrados em todos os lugares desde roupas até objetos de cozinha com o fundo da Noite Estrelada. Um dos motivos que o quadro chama atenção é por sua beleza e pelas formas e cores de Van Gogh chamarem atenção. Agora um novo motivo está por trás da beleza.

Um grupo de físicos estudaram o quadro com detalhes e encontraram que há Física por trás dos desenhos. No quadro, Van Gogh retrata o céu com diversos vórtices desde grandes até pequenos. A paisagem da a entender um céu turbulento enquanto as estrelas brilham por entre o movimento do ar. O que os físicos encontraram é que Van Gogh demonstrou com detalhes a descrição da turbulência de Kolmogorov que só viria acontecer depois da morte de Van Gogh.

No artigo publicado na revista Physics of Fluids, um grupo de físicos concluiu que o quadro de Van Gogh concorda com a descrição de turbulência de Kolmogorov. Inclusive a famosa cascata de energia pode ser obtida na pintura quando analisada. Até mesmo quando analisada o espectro de Fourier, pode ser obtida um dos resultados mais importantes de Kolmogorov chamada de lei dos -5/3.

A Noite Estrelada

A obra "A Noite Estrelada" foi pintada pelo pintor Vincent van Gogh em 1889 e hoje é uma das obras mais conhecidas do mundo inteiro. O nome da obra se deve ao fato de estar retratado um céu com estrelas e lua com espirais que ficaram marcadas na história da Arte. Estudos associam que as cores e a turbulência mostrada na atmosfera são relacionadas com o estado mental do pintor que estava internado quando criou essa obra.

A obra é considerada uma das maiores obras da História e é a criação de Van Gogh que é a mais conhecida nos dias atuais.

O que mais chama atenção no quadro são as espirais que acabam dando uma sensação de movimento para a obra. Além disso, as cores que brincam entre tons de azul e tons de amarelo também são chamativas quando a obra é analisada. A genialidade de Van Gogh é algo estudado até hoje em profissionais e acadêmicos de Artes. Sendo uma das ideias a capacidade do pintor de expressar um momento emocional turbulento em cores e formas.

Van Gogh

O pintor da obra, Vincent van Gogh, nasceu na Holanda em 1853 e hoje é um dos nomes mais conhecidos da História da Arte. É estimado que o pintor tenha criado mais de dois mil obras em poucos que consistia pinturas, desenhos e esboços. Ele começou a carreira como pintor aos 27 anos e uma de suas primeiras obras é de 1885 chamada de “Os Comedores de Batatas”. Foi quando se mudou para França que Van Gogh criou seus trabalhos mais famosos com “A Noite Estrelada” e “O Quarto em Arles”.

Vincent Van Gogh é um dos pintores mais famosos atualmente mas essa fama só veio postumamente.
Vincent Van Gogh é um dos pintores mais famosos atualmente mas essa fama só veio postumamente.

Apesar de ser um dos nomes mais famosos atualmente, o pintor não era bem sucedido em sua época e vendeu poucos quadros. A fama e impacto que suas obras tiveram na História da Arte foram póstumas. Durante sua vida, Van Gogh lutou contra depressão algo que ficou marcado em muitos de seus quadros como a própria “A Noite Estrelada”. O quadro foi criado quando Van Gogh estava internado por causa de quadro depressivo e um ano depois o pintor veio a falecer por suicídio.

Turbulência

Uma das coisas que chamam atenção no quadro “A Noite Estrelada” é o céu turbulento com muitos vórtices e espirais interferindo na luz das estrelas. A turbulência é esse fenômeno onde fluido, como o ar, tem movimentos não lineares que dá origem a esses vórtices observados. O fenômeno está presente em uma série de sistemas que vão desde aplicações atmosférias até aplicações na Astrofísica.

Diversos pesquisadores tentam responder perguntas sobre a turbulência tendo inclusive nomes como Leonardo da Vinci que tentava compreender o fenômeno. Até hoje, turbulência se mantém como um dos maiores desafios da Física e as equações de Navier-Stokes possuindo prêmios milionários para quem encontrar soluções. As equações de Navier-Stokes descrevem a dinâmica de fluidos e a turbulência é obtida quando a equação é resolvida de forma numérica.

Análise de A Noite Estrelada

Um grupo de físicos publicaram um artigo na revista Physics of Fluids onde analisam turbulência na atmosfera de “A Noite Estrelada”. O que eles encontraram ao estudar o quadro inteiro foi que a turbulência apresentada por Van Gogh se encaixa com as hipóteses do matemático Andrei Kolmogorov. O trabalho que descreveu a Física por trás da turbulência em seus trabalhos.

Segundo Kolmogorov, a energia é passada de escalas maiores até as escalas menores através dos vórtices. Isso concordaria com o que é visto no quadro de Van Gogh onde vórtices maiores vão se quebrando em vórtices cada vez menores. O artigo encontra que o trabalho de Van Gogh concorda inclusive com a relação chamada de “lei dos -5/3” que diz como a energia é distribuída nas escalas.

Arte imitando a vida

Coincidência? O trabalho de Kolmogorov só foi introduzido anos após a morte de Van Gogh então não havia como o pintor saber sobre essas hipóteses antes. Porém não é tão coincidência como pode aparecer. Os efeitos que Kolmogorov descreve são vistos na natureza quando observado atentamente inclusive os vórtices que saem do café.

É provável que Van Gogh tenha observado com cuidado o movimento do ar e de fluidos chegando à uma conclusão semelhante à de Kolmogorov. O que o pintor encontrou era exatamente a descrição da turbulência na natureza graças à um olhar atento. O que o pintor fez foi trazer aspectos que ele observou para o quadro assim como muitos fazem mas só a genialidade de Van Gogh conseguiu transmitir os detalhes da Física dos processos.

Referência da notícia:

Ma et al. 2024 Hidden turbulence in van Gogh's The Starry Night Physics of Fluids