As melhores condições meteorológicas para pores-do-sol épicos
O pôr-do-sol acontece todos os dias, porém, algumas vezes ele é tão surpreendente e, em outras, o céu apenas parece escurecer. Aqui vamos falar como prever e observar um belo pôr-do-sol.
Se você é fotógrafo, corredor ou simplesmente ama paisagens naturais, então “caçar” um pôr-do-sol mágico pode ser uma das coisas mais gratificantes a fazer ao ar livre. Mas, para se conseguir um pôr realmente bonito, é necessário um conjunto específico de condições. Aqui está o que você precisa procurar
Ótimas cores
À medida que o Sol se põe cada vez mais baixo no céu, ele fica cada vez mais vermelho. A atmosfera dispersa a luz azul, mas permite que a luz vermelha passe facilmente, à medida que o Sol se põe, sua luz passa pela atmosfera em um ângulo oblíquo e, portanto, atravessa uma “quantidade” maior de ar antes de chegar à superfície terrestre. Isto significa que, quanto menor a posição do Sol no horizonte, mais a luz azul é absorvida e mais a vermelha é espalhada.
A cor fica ainda mais aprimorada quando há muita poeira e aerossol na atmosfera. Na Europa, por exemplo, isso acontece quando a poeira é expelida da África ou quando se tem eventos significativos de poluição ou de tempo seco por muitos dias, como ocorre muitas vezes no Brasil, principalmente durante o inverno e a primavera. A grande responsável pela boa cor no céu é a nuvem de baixo-nível. Se houver muitas nuvens no oeste, o Sol será encoberto antes que as melhores cores apareçam.
Tornando-se épico
Você pode ter saído em uma noite totalmente clara e observado o Sol mudar de cor e desaparecer, deixando um pequeno brilho laranja no horizonte. Essa imagem é bonita, mas para ser épica, você precisa de mais um ingrediente: nuvens.
Já comentamos que as nuvens em baixos-níveis no lado oeste “camuflam” o pôr-do-sol, mas, se você tiver nuvens altas ou no lado leste, elas vão capturar a luz quando o Sol se puser. São essas nuvens que produzem um épico e maravilhoso pôr-do-sol.
Um bom tipo de nuvem a ser observada é o “cirrus”. Estas são altas, finas e parecem etéreas quando atingidas pela luz solar. Estas nuvens geralmente se formam na dianteira de uma frente fria e também após a sua passagem, sendo mais comuns durante o outono, inverno e início da primavera.
Outro bom tipo de nuvem é o “Altocumulus” de níveis médios. Esta é uma nuvem mais espessa e que pode capturar a luz solar mais forte, gerando cores mais intensas, mas há uma chance maior de “camuflar” o Sol muito cedo. As altocumulus tendem a se formar durante condições de alta pressão atmosférica e podem dar origem a um pôr-do-sol com alternância de manchas claras (brilhantes) e escuras.
Não se esqueça do nascer do Sol
Você pode ter que acordar especialmente cedo para observar o nascer do sol, porém, muitas vezes sendo mais atraente do que o pôr-do-sol. É uma ótima chance de capturar imagens se você conseguir chegar ao topo de colinas, o que significa que você pode ver belas cenas de névoas abaixo de você no vale, ou seja, paisagens encontradas no Centro-Sul e principalmente durante o inverno.