Baby Shark na vida real! Pela primeira vez na história, cientistas fotografam um bebê de tubarão branco
O local de nascimento dos grandes tubarões brancos sempre foi um mistério para a ciência, mas graças à uma captura raríssima realizada na Califórnia, podemos finalmente estar próximos de encontrar a resposta deste enigma.
Os grandes tubarões brancos são, hoje, os maiores tubarões predadores do mundo e também os mais fatais para seres humanos. Mas além disso, são também uma das espécies mais misteriosas. Ninguém sabe onde e nem como os grandes tubarões brancos nascem, e ninguém jamais havia conseguido observar um bebê recém-nascido na natureza.
Isso é, até agora. Em 9 de Julho de 2023, o cineasta Carlos Gauna e o pesquisador Phillip Sternes estavam examinando o mar perto de Santa Bárbara, na costa central da Califórnia, quando perceberam algo que nunca haviam observado antes. Um filhote de tubarão.
O filhote era completamente branco e, conforme nadava, soltava partes de uma camada branca do seu corpo - o que significa que era um tubarão branco recém-nascido, se desfazendo de uma camada embrionária após sair do ventre da mãe.
É muito difícil imaginar um predador tão gigantesco como um pequeno bebê recém-nascido. O filhote fotografado tinha cerca de 1,5 metro de comprimento. Estima-se que os tubarões brancos cresçam cerca de 25 centímetros por ano, atingindo comprimentos totais de quase 6 metros quando adultos. Há relatos antigos, não-confirmados, de tubarões brancos capturados com até 11 metros de comprimento.
O mistério do nascimento de um grande tubarão branco
A captura realizada por Gauna e Sternes pode ser a chave para resolver esse mistério de longa data sobre os grandes tubarões brancos, e sua análise foi recentemente publicada na revista Environmental Biology of Fishes.
No artigo, os autores reconhecem a possibilidade de que a película expelida seja uma doença de pele - mas poucas evidências apontam para isso, já que condições similares em tubarões jamais foram relatadas. Por outro lado, antes de nascer, os bebês tubarões se alimentam de um leite secretado pela mãe dentro do útero - que provavelmente formou a camada branca.
Além disso, a área que os pesquisadores estavam estudando estava infestada por tubarões brancos grandes e provavelmente grávidos - três deles filmados nos dias anteriores. O tamanho e a forma do filhote são fortes indicativos de que ele havia nascido a apenas algumas horas, provavelmente a partir de um desses tubarões maduros.
Finalmente, a costa central da Califórnia tem sido proposta como possível local de nascimento de grandes tubarões brancos já a muito tempo. Esta é, provavelmente, a primeira evidência de que essa hipótese está correta, e de que os tubarões dão a luz em águas rasas.
Os grandes tubarões brancos estão, atualmente, listados como uma espécie ameaçada internacionalmente. Mais pesquisas ainda são necessárias para confirmar se a região é, de fato, um terreno fértil para a espécie - mas se isso acontecer, a proteção dessas águas pode ser um passo importantíssimo para ajudá-los a continuar prosperando.
Referência da notícia:
Gauna, C., Sternes, P.C. Novel aerial observations of a possible newborn white shark (Carcharodon carcharias) in Southern California. Environ Biol Fish (2024).