Caminhadas longas e vida mais longa: estudo relaciona os benefícios de caminhar e o tempo de vida

10.000 passos não é mais a contagem de passos que as autoridades de saúde recomendam para reduzir o risco de morte e morte cardiovascular. Novo estudo prova que 4.000 passos são suficientes para trazer benefícios à saúde.

pessoa caminhando
Caminhar tem muitos benefícios conhecidos, mas quantos passos são necessários para ver esses benefícios?

É um fato bem conhecido que as pessoas que se exercitam regularmente podem prolongar sua vida e limitar os problemas de saúde. Um novo estudo do European Study of Cardiology prova que apenas 4.000 passos já são benéficos e apenas 500 a 1.000 passos extras por dia melhoram significativamente sua expectativa de vida. Quanto mais você anda, maiores os benefícios também.

O estudo

O estudo pesquisa bancos de dados de óbitos para comparar a causa da morte com o número de passos que as pessoas deram a cada dia. Os pesquisadores consideraram uma grande variedade de participantes: homens, mulheres, pessoas com risco de doença cardiovascular e pessoas sem esse risco. Eles conseguiram encontrar o melhor número de passos para obter benefícios à saúde.

Com isso, eles encontraram uma redução de 15% no risco de morte por qualquer causa com apenas 1.000 passos a mais por dia. Eles também descobriram com 500 passos a mais por dia o risco de morte cardiovascular diminui 7%.

Os pesquisadores afirmam que a base para quantos passos por dia são suficientes para reduzir significativamente o risco de morte por qualquer causa é de 4.000 passos por dia. Isso é significativamente menor do que as diretrizes anteriores, afirmando que você precisa de 10.000 passos por dia para ser considerado 'saudável'. A clínica Mayo relatou em 2020 que 10.000 passos é o padrão para benefícios à saúde.

Embora essa meta de 10.000 passos seja muito alta com base nessa nova pesquisa, os benefícios para a saúde ainda aumentam com o aumento de passos dados. Portanto, embora você não precise absolutamente caminhar 10.000 passos todos os dias para melhorar seu risco de morte cardiovascular, os pesquisadores afirmam que, a cada 1.000 passos adicionais, você reduz o risco em 15%.

Quanta caminhada é isso?

Em média, 4.000 passos equivalem a cerca de 3,04 Km para homens e 2,68 Km para mulheres. Esta é uma caminhada de cerca de 30 a 45 minutos. Portanto, esta é uma prática fácil de implementar em sua vida diária. Isso pode ser alcançado com muita facilidade, e muitos já podem atingir esse objetivo todos os dias.

caminhada
Fazer caminhadas, levar o cachorro para passear, correr diariamente pela vizinhança são maneiras fáceis de atingir esse objetivo de passos.

Este é um passo importante para as diretrizes de saúde. Muitos acham que 10.000 passos é uma meta inalcançável, então ficam desanimados. Com 4.000 sendo a nova meta, muitos podem achar muito mais viável e se sentirem mais motivados para alcançá-la.

Isso pode até surpreender as pessoas com a facilidade de alcançá-la, e muitos ultrapassarão os 4.000 passos e, portanto, colherão os benefícios cardiovasculares. As autoridades de saúde ainda insistem que o movimento é um dos melhores remédios e as pessoas devem tentar superar esse objetivo.