Ciência explica as maneiras surpreendentes como as árvores ajudam a prevenir inundações
As árvores oferecem muito mais do que beleza, sombra e oxigênio. Conheça aqui as cinco formas surpreendentes pelas quais elas nos ajudam a prevenir as inundações.
Eventos de inundações ocorrem em vários lugares ao redor do planeta. A infraestrutura, como edifícios e estradas, e as terras agrícolas compactas, por exemplo, são muito menos permeáveis às chuvas do que as coberturas naturais. Nessas áreas, a água da chuva não consegue penetrar facilmente no solo, gerando então inundações. No entanto, a natureza pode ser parte da solução a esse problema.
Florestas e espaços verdes oferecem muito mais do que beleza e oxigênio. A ciência explica as cinco maneiras como as árvores ajudam a nos proteger de inundações. Veja aqui quais são.
Como as árvores reduzem as inundações?
As árvores são uma parte fundamental da gestão natural de inundações, e o plantio estratégico delas pode ter um impacto positivo em áreas que sofrem com inundações de rios e de superfícies de concreto. Conheça as cinco formas como elas ajudam a reduzir as inundações:
1-Interceptação direta da chuva
A chuva é interceptada pela copa de uma árvore, que age como um grande “guarda-chuva”, capturando e retendo a água da chuva antes que ela atinja o solo. Isso diminui a velocidade com que a água chega ao chão, permitindo que se infiltre gradualmente no solo.
O caminho lento da água da chuva até o solo pode diminuir os níveis máximos de água nos rios durante tempestades severas, ajudando a prevenir inundações repentinas.
2- Absorvendo e armazenando água
As raízes das árvores criam canais no solo conhecidos como "macroporos". A água da chuva infiltra profundamente no perfil do solo através desses canais, em vez de escorrer sobre a superfície e causar inundações. Em solos compactados, suas raízes demonstraram melhorar a infiltração em 153% em comparação com solos sem plantações.
Esse processo ajuda a reduzir a quantidade de água fluindo em direção aos rios e córregos após uma forte tempestade, o que é um fator importante para diminuir o fluxo de água e reduzir inundações.
3-Uso da água
As árvores removem a água da área de captação, levando a uma diminuição significativa na pressão sobre os sistemas de drenagem em áreas urbanas. E também a uma redução no risco de inundações em áreas rurais, absorvendo o escoamento de estradas e de áreas agrícolas.
4-Reduzindo o escoamento superficial
Árvores, arbustos e madeiras ao longo de riachos e de superfícies que inundam agem como um obstáculo, retendo água e diminuindo o fluxo durante chuvas pesadas, já que desaceleram o escoamento ajudando o solo a absorver mais água.
Isso reduz a quantidade de água que flui para os rios de uma só vez, ajudando a prevenir inundações, já que a água é liberada mais lentamente nos corpos d'água.
5-Mantendo os rios limpos
Quando não há árvores ao longo de rios, a chuva pode arrastar terra (e poluentes) para dentro deles, e isso pode fazer com que tenham uma capacidade reduzida de transportar a água, causando aumento no nível da água e consequentemente, inundações.
Contudo, as raízes das árvores agem como âncoras, ‘prendendo’ o solo no lugar e impedindo que ele flua para dentro dos rios. Isso os mantém limpos e interrompe a sedimentação, o que por sua vez, pode evitar inundações e manter a capacidade do rio para proteger contra futuras inundações.
Referências da notícia:
Green, D. et al. Green infrastructure: The future of urban flood risk management?. Wires Water, v. 8, n. 6, 2021.
Egedusevic, M.; Beevers, L.; Arthur, S. Runoff characteristics of different cultivations in Menstrie catchment, Scotland: From field observations to model development. Geophysical Research Abstracts, 2019.