Cientistas conseguiram examinar pela primeira vez as profundezas da “geleira no fim do mundo”

Uma equipe de cientistas estudou a geleira Thwaites durante seis anos e concluiu que ela poderia entrar em colapso dentro de 200 anos, provocando o colapso de uma importante camada de gelo da Antártica.

geleira, Antártica
A tendência ao aquecimento global devido à emissão de gases de efeito estufa nos dá evidências claras das mudanças que estão ocorrendo no planeta; Um exemplo é a redução de áreas congeladas, como geleiras.

O derretimento das camadas de gelo da Terra é uma consequência visível do aquecimento global. Entre 1992 e 2020, a taxa de derretimento multiplicou-se por 6, sendo os piores anos desta redução registrados na última década.

O ritmo acelerado de degelo tem vários impactos negativos, como a perda de habitat, a diminuição do albedo do planeta, a subida do nível do mar e o deslocamento de milhões de pessoas que vivem nas regiões costeiras.

A geleira Thwaites é uma das maiores da Antártica e uma das mais monitoradas do mundo. Este gigante é conhecido como “geleira do fim do mundo” ou “geleira do juízo final” porque o seu derretimento pode elevar o mar em vários metros.

A geleira tem 120 quilômetros de largura, sua superfície de 192 mil km² é maior que a do estado de Coahuila, no México, e sua espessura chega a 2 km em algumas partes. Seu derretimento atual representa 4% do aumento do nível do mar.

mar
Com cerca de 40% da população mundial vivendo em zonas costeiras, a perda de gelo tem um impacto significativo nos oceanos, provocando uma subida de 21 mm no nível do mar.

Uma equipe de cientistas britânicos e americanos estudou a massa de gelo Thwaites nos últimos seis anos. O seu estudo concluiu que a geleira poderia entrar em colapso dentro de 200 anos, provocando o colapso de uma importante camada de gelo da Antártica.

O estudo confirmou também que, desde 1940, a geleira Thwaites vem recuando e nos últimos 30 anos o seu derretimento foi mais rápido. Algo muito preocupante é o efeito cascata que seu derretimento causará.

Robô enviado para observar a base da geleira

Um robô em forma de torpedo chamado Icefin foi enviado para a base da Thwaites. Estudar esta região da geleira é de grande importância por se tratar de uma área de grande vulnerabilidade.

Através das imagens transmitidas pelo Icefin descobriram que o glaciar está derretendo de formas inesperadas, com a “água mais quente” do oceano podendo ser canalizada através de fissuras profundas.

Efeito cascata se a geleira Thwaites entrar em colapso

A geleira Thwaites é a parte frontal de uma camada de gelo da Antártica. Há preocupações de que, se as plataformas de gelo da Thwaites entrarem em colapso, isso irá expor outras camadas congeladas que também poderão entrar em colapso.

poluição
O gelo desempenha um papel importante no sistema climático, ele se comporta como um espelho gigantesco que reflete os raios solares, esta propriedade é chamada de albedo. A perda de gelo marinho agrava o aquecimento global.

Infelizmente, as massas de gelo continuarão derretendo mesmo que sejam tomadas medidas drásticas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

Se toda a Thwaites e a camada de gelo que ela protege derreterem, o nível do mar aumentará cerca de 3 metros. Uma pesquisa recente concluiu que estas camadas de gelo poderão desaparecer no próximo século.