Cientistas deixam a pele de ratos transparente usando corante alimentar: isso funcionaria em humanos?

A técnica permitiu observar os vasos sanguíneos, o funcionamento dos órgãos e músculos dos ratos. Os próximos passos serão determinar quanto da molécula do corante pode funcionar no tecido humano.

rato de laboratório
O corante usado na solução é comumente conhecido como FD&C Yellow #5.

Uma equipe de cientistas conseguiu tornar transparente a pele de ratos de laboratório aplicando topicamente um corante alimentar comum, usado nos salgadinhos Doritos, por exemplo. Essa técnica permitiu observar os vasos sanguíneos, o funcionamento dos órgãos e dos músculos dos animais.

Os detalhes desta nova técnica desenvolvida pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, foram publicados na revista Science.

Os autores acreditam que esse avanço será de grande utilidade para a prática clínica, pois tornará as veias mais visíveis para coleta de sangue ou auxiliará na detecção precoce e no tratamento do câncer.

Combinamos o corante amarelo tartrazina, que é uma molécula que absorve a maior parte da luz, principalmente azul e ultravioleta, com a pele, que é um meio de dispersão. Separadamente, essas duas coisas bloqueiam a maior parte da luz que passa por elas, mas se você os junta, a transparência da pele do rato é alcançada", disse Zihao Ou, autor principal do estudo.

“Para aqueles que entendem a física fundamental por trás disso, faz sentido; mas se você não estiver familiarizado com isso, parece mágica”, explica Ou. Esta 'mágica' ocorre porque a dissolução das moléculas que absorvem a luz na água altera o índice de refração da solução, de modo que coincide com o índice de refração dos componentes do tecido. As moléculas de corante reduzem o grau de dispersão da luz no tecido da pele.

O corante usado na solução, comumente conhecido como FD&C Yellow #5, é frequentemente usado em salgadinhos, doces e outros alimentos de cor laranja ou amarelo, e é aprovado pela agência federal Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos. "Esse corante é seguro e também muito barato e eficaz e você não precisa de muito para funcionar”, destacam os autores.

A transparência leva alguns minutos para aparecer

Os pesquisadores esfregaram a solução de água e corante na pele do crânio e do abdômen dos ratos e descobriram que ela ficou transparente. Além disso, o processo é reversível se o corante restante for removido. O corante que penetrou na pele é metabolizado e eliminado pela urina.

“A transparência demora alguns minutos para aparecer. É semelhante ao funcionamento de um creme ou máscara facial. O tempo necessário depende da rapidez com que as moléculas se difundem na pele”, explica Ou.

Durante o experimento, os pesquisadores observaram diretamente os vasos sanguíneos na superfície do cérebro. No abdômen, observaram órgãos internos e o peristaltismo, as contrações musculares que movimentam o conteúdo pelo trato digestivo.

Poderia tornar a pele humana transparente?

Os pesquisadores ainda não testaram o processo em humanos, cuja pele é cerca de 10 vezes mais espessa que a de um rato, porque ainda não está claro qual a dose de corante necessária.

transparência, pele, corante
Os pesquisadores procurarão determinar quanto da molécula do corante pode funcionar para o tecido humano.

Os próximos passos da pesquisa serão determinar quanto da molécula do corante pode funcionar melhor no tecido humano. A equipe está fazendo experiências com outras moléculas, incluindo materiais artificiais, que poderiam ser mais eficazes que a tartrazina. Além disso, os pesquisadores solicitaram a patente da tecnologia.

Ou, Z. et al. Achieving optical transparency in live animals with absorbing molecules. Science, v. 385, n. 6713, 2024.