Combate à escassez de água: invenção transforma água salgada em potável usando apenas a luz solar
Seria o fim da escassez de água? Cientistas do Instituto MIT desenvolveram invenção que transforma a água salgada em potável usando apenas a luz do Sol. Veja mais detalhes aqui.
Será esta uma revolução no processo de dessalinização da água do mar? Engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, criaram uma técnica inovadora que transforma a água salgada em potável usando apenas a energia solar.
Trata-se de um protótipo de sistema de dessalinização movido a energia solar que não requer baterias extras e pode fornecer água potável a baixo custo. veja mais detalhes abaixo.
Uma revolução na dessalinização
Os engenheiros construíram um sistema de dessalinização (remoção do sal da água do mar e sua filtragem para produzir água potável) que funciona usando apenas a luz solar, eliminando a necessidade de baterias para armazenar energia ou de fontes de energia extra.
E como a invenção funciona? ela se adapta à luz do Sol. Painéis solares captam a luz para gerar energia para o sistema. Conforme a luz solar aumenta durante o dia, o ritmo da dessalinização aumenta. Se a luz sofrer variações, como por exemplo, a passagem de uma grande nuvem, dias nublados ou simplesmente o anoitecer, o sistema diminui a velocidade de produção de água potável.
A água salgada é bombeada através de uma membrana que filtra os sais. Aí, o método da eletrodiálise usa um campo elétrico para extrair íons de sal da água enquanto ela é bombeada através de outras membranas.
O protótipo do sistema foi testado em poços de água subterrânea em uma comunidade no estado do Novo México, nos Estados Unidos, durante seis meses, e sob diferentes condições climáticas e tipos de água.
Os testes mostraram que o sistema foi capaz de aproveitar cerca de 94% da energia solar gerada pelos painéis solares, conseguindo produzir até 5 mil litros de água potável por dia, o suficiente para abastecer cerca de 3 mil pessoas.
O objetivo dos pesquisadores é utilizar este sistema para dessalinizar águas subterrâneas salobras, uma fonte salgada encontrada em reservatórios subterrâneos. Isso é importante, tendo em vista que as reservas de água doce estão sobrecarregadas devido à escassez ao redor do mundo.
Os engenheiros também esperam que esta invenção possa reduzir os custos da dessalinização, principalmente onde o acesso à energia elétrica é limitado e as iniciativas atuais não conseguem chegar (em locais longe do mar, por exemplo).
Os autores acreditam que este novo sistema, renovável e sem bateria, poderia fornecer água potável a baixo custo, especialmente para comunidades do interior onde o acesso à água do mar e à rede elétrica são limitados. "Essa tecnologia pode levar água limpa, sustentável e acessível a lugares pouco alcançados ao redor do mundo", disse Jonathan Bessette, autor principal do estudo.
E os pesquisadores também já planejam criar uma empresa nos próximos meses para comercializar a nova tecnologia. A expectativa é que essa inovação possa ser amplamente adotada, revolucionando o acesso à água potável em regiões onde a escassez é um problema permanente.
Referência da notícia:
Bessette, J. T-Y.; Pratt, S. R.; Winter V, A. G. Direct-drive photovoltaic electrodialysis via flow-commanded current control. Nature Water, 2024.