Como são escolhidos os vencedores do Nobel de Física? Quem Albert Einstein indicou?
Todo ano, durante o mês de outubro, são anunciados os vencedores do prêmio Nobel de diferentes áreas da Ciência. Uma dessas áreas é a Física que já teve nomes como Albert Einstein e Marie Curie! Mas como são escolhidos?
Durante esse mês, tivemos o anúncio dos prêmios Nobel de todas as áreas que o prêmio abrange. O prêmio de Física foi dado ao trio Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier por experimentos gerando pulsos em attosegundo. L’Huillier se tornou a quinta mulher na história a receber o prêmio Nobel de Física.
O prêmio Nobel de Física já tem nomes como Albert Einstein, Richard Feynman, Marie Curie, Kip Thorne, entre outros grandes nomes do campo. Foram 117 prêmios Nobel de Física somando 224 laureados, já que cada prêmio pode ser dividido até 3 pesquisadores.
Todo o processo é extremamente criterioso e acontece de forma bastante secreta. Os nomeados e quem nomeou quem só podem ser divulgados 50 anos depois. Todo processo de nomeação até o anúncio dura cerca de 1 ano e o de Física é organizado pela Academia Real das Ciências da Suécia.
O que é o Nobel?
É um prêmio que é dado anualmente em diferentes áreas do conhecido como Química, Literatura, Paz, Física e Fisiologia ou Medicina. Essas áreas foram escolhidas pelo inventor e químico Alfred Nobel que deixou sua fortuna para premiar as pessoas que tiveram contribuições significativas para a humanidade.
Os primeiros prêmios foram entregues no ano de 1901 e seguem anualmente até hoje, apenas durante as duas guerras mundiais que os prêmios foram pausados e não foram entregues. Porém, nesses mais de 100 anos, mais de 621 prêmios Nobel foram entregues.
O famoso Nobel de Física
O prêmio é considerado um dos maiores feitos em suas respectivas áreas mas uma área acaba sempre tendo um destaque por ter nomes famosos. O Nobel de Física é entregue desde 1901 e é organizado pela Academia Real das Ciências da Suécia.
Até hoje 117 prêmios Nobel de Física foram entregues para 225 laureados sendo que cada prêmio pode ser dividido em até 3 pessoas. Só um pesquisador recebeu duas vezes o prêmio, o físico John Bardeen que recebeu em 1956 e 1972. Marie Curie foi laureada do Nobel de Física e também recebeu o de Nobel de Química.
Como é o processo para receber um prêmio Nobel?
Todo processo dura 1 ano e começa em setembro. O comitê envia cerca de 3000 formulários para pesquisadores ao redor do mundo que podem indicar uma pessoa para receber o prêmio. O prazo para mandar cada nomeação é até final de janeiro do ano seguinte.
Os nomeados e quem nomeou só podem ser divulgados 50 anos após aquele prêmio Nobel. Os únicos nomeados que são divulgados são aqueles que foram escolhidos para receber o prêmio Nobel de fato.
Um processo criterioso para decidir
De março até agosto, os nomes escolhidos de forma preliminar são enviados para especialistas das respectivas áreas. Com as análises feitas, o comitê do Nobel escreve um relatório sobre os possíveis candidatos e envia para a Academia.
Durante o mês de setembro, os convites são enviados novamente para o Nobel do próximo ano enquanto os membros da Academia se reunem por duas vezes para decidir os vencedores daquele ano. O anúncio acontece geralmente na primeira semana de outubro através de um evento de alguns dias. O prêmio é entregue em dezembro.
Nobel de 2023
Esse ano acabou de sair a lista com os três nomes que receberam o prêmio Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier. Os três tiveram contribuições em pesquisas e experimentos com pulsos em attosegundos.
Anne L’Huillier estava dando aula quando recebeu o telefonema que receberia o prêmio Nobel de Física desse ano. A história viralizou após a conta oficial do Nobel no X informar que ela foi interrompida durante uma aula e depois da notício voltou à dar a aula.
Quem Albert Einstein já indicou?
Talvez um dos nomes mais conhecidos do Nobel é Albert Einstein e é uma curiosidade saber os nomes que ele indicou durante os anos em que foi convidado a participar. Einstein recebeu o prêmio em 1921 pelo efeito fotoelétrico mas era convidado desde 1919 para nomear.
Os nomeados por Einstein durante os nomes foram Planck em 1919 que já havia recebido o prêmio em 1918, também nomes como Werner Heisenberg e Erwin Schrödinger em 1932, Erwin Schrödinger de novo em 1933 e Pauli em 1945.