Conheça o alimento que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol
Trata-se de uma fruta, que pode diminuir o colesterol total e o LDL (colesterol ruim). E não é só isso: ela também fortalece a imunidade e favorece a saúde intestinal. Descubra aqui que fruta é esta.
O colesterol é um tipo de gordura que tem um papel importante no nosso organismo, sendo utilizado para a produção das membranas celulares e de alguns hormônios, mas ele pode ser prejudicial se estiver muito elevado. Seus dois tipos principais são o HDL, conhecido como "colesterol bom", e o LDL, conhecido como "colesterol ruim".
E alimentos naturais que nos ajudam a tratar, ou pelo menos prevenir, os problemas de saúde, são sempre bem vindos! Neste caso, podemos contar com a ajuda de uma fruta que reduz o colesterol total e o LDL: o abacate.
O abacate reduz o colesterol ‘ruim’
O abacate tem ganhado cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. É uma fruta versátil que pode ser utilizada em várias preparações, desde em pratos doces até em salgados. É uma fruta rica em antioxidantes, em fibras, vitamina E e potássio, ajudando na prevenção de doenças e contribuindo para a nossa saúde.
E de acordo com a ciência, o consumo diário de abacate reduz o colesterol total e os índices de LDL, o colesterol ruim que se acumula nas artérias em placas nas artérias levando a doenças circulatórias.
O abacate possui gorduras saudáveis, as monoinsaturadas, que são benéficas para o organismo e contribuem para a redução do triglicerídeos e do colesterol LDL, e para o aumento do colesterol HDL (bom).
Outros benefícios do abacate
O abacate também é rico em minerais, como manganês, ferro, zinco e cobre, e em vitaminas A, B, C e K, ajudando na prevenção de doenças. Segundo estudos, ele pode reduzir em até 21% o risco de doenças cardíacas.
E possui também outros benefícios como:
- Melhora o funcionamento do intestino;
- É benéfico para a visão;
- Fortalece a imunidade;
- Controla a pressão arterial;
- Ajuda no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue;
A fruta pode ser consumida em porções, sem exageros, e de preferência sem açúcar. Se quiser adoçar, use um fio de mel. Apesar de não haver uma indicação científica específica sobre a quantidade de abacate por dia, recomenda-se o consumo diário de até 100 gramas.
Você pode comer a fruta pura, ou preparar receitas como guacamole, salada agridoces, mousse de abacate, entre outras.
Dicas para prevenir o aumento do colesterol
As dicas para você que quer prevenir o colesterol alto são:
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Evitar alimentos gordurosos, como frituras, manteiga, creme de leite, nata, salsichas, salame, linguiça, etc.;
- Aumentar o consumo de fibras solúveis, presentes nos cereais integrais, vegetais e frutas;
- Evitar o consumo de álcool;
- Parar com o tabagismo;
- Evitar o sedentarismo;
Acrescentar o abacate em suas refeições pode ser benéfico para a sua saúde a longo prazo. Então pense nisso!
Referências da notícia:
Revista Oeste. “Este alimento pode te ajudar a reduzir o colesterol”. 2024.
Metrópoles. “Abacate pode diminuir níveis de colesterol? Veja benefícios da fruta”. 2024.
Tua Saúde. “11 benefícios do abacate para a saúde (com receitas)”. 2023.