Conheça sete frutas com efeito laxante que combatem a prisão de ventre

Essas frutas, que contêm outras substâncias laxativas além das fibras, podem aliviar os sintomas da prisão de ventre. Veja aqui que frutas são essas.

prisão de ventre, constipação
Para combater a prisão de ventre, inclua frutas ricas em fibras solúveis na sua alimentação, pois elas ajudam a amolecer as fezes e facilitar a evacuação.

A prisão de ventre, também conhecida como constipação intestinal, é um distúrbio que se caracteriza pela dificuldade de evacuar e é causado principalmente pelo consumo insuficiente de fibras (ou seja, de legumes, verduras e frutas) e baixa ingestão de água; mas claro, outros fatores também podem estar ligados a essa condição, como por exemplo, problemas digestivos.

Dores, inchaço e desconforto no abdômen são algumas das consequências da prisão de ventre.

Então, compartilhamos aqui sete frutas laxativas que podem te ajudar com a prisão de ventre e melhorar seu funcionamento intestinal. Acompanhe abaixo quais são essas frutas.

As sete frutas com efeito laxante

Conheça abaixo que frutas são essas, para incluí-las na sua alimentação desde agora.

Ameixa

A ameixa é rica em fibras, água e sorbitol, uma substância com efeito de absorver mais água do organismo. Isso tudo acelera o trânsito intestinal e alivia a prisão de ventre. A quantidade ideal por dia é de duas ameixas frescas ou quatro ameixas secas.

Mamão

Você provavelmente já ouviu falar que o mamão é excelente para quem sofre com o intestino preso. Ele é rico em fibras e nutrientes como o licopeno, além de vitaminas A, E e C, e ainda contém uma enzima digestiva - a papaína - que auxilia na digestão, melhorando o trânsito intestinal e a constipação.

mamão
O mamão melhora o trato gastrointestinal, ajuda a prevenir a constipação e manter o aparelho digestivo saudável. Crédito: Freepik.

A fruta melhora a absorção de nutrientes, logo não há porque eles ficarem por tanto tempo no intestino. Assim, ela ajuda a digestão a funcionar melhor. O indicado é consumir de meia a uma unidade da fruta por dia.

Kiwi

O kiwi é rico em vitamina C, um poderoso antioxidante, e contém uma pectina (uma fibra solúvel) comparada à fibra do psyllium que contribui para o aumento e viscosidade das fezes, facilitando a evacuação.

A recomendação é consumir até dois kiwis por dia, em lanches intermediários às grandes refeições.

Abacaxi

Essa fruta possui a enzima bromelina, que contribui para uma melhor digestão das proteínas, facilitando assim o melhor aproveitamento dos nutrientes e favorecendo a digestão pesada.

O abacaxi possui a enzima bromelina, que serve para quebrar e ajudar na digestão de proteínas, aliviando o trânsito intestinal. Por isso, é indicado consumir a fruta após as refeições.

Você pode consumir até duas fatias da fruta por dia, ou usá-la toda para fazer suco. Inclusive, o suco aumenta as propriedades diuréticas e antioxidantes do corpo, sendo ainda mais saudável.

Figo

O figo possui a enzima ficina, que também ajuda a digerir as proteínas, fazendo com que o bolo alimentar fique menos tempo nos intestinos e seja eliminado com muito mais rapidez, aliviando a prisão de ventre.

figo
O figo tem boas quantidades de fibras, que contribuem para o trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre. Crédito: Divulgação.

A recomendação é consumir de um a dois figos por dia, pois assim já ajuda a melhorar a digestão.

Amora

A amora possui taninos, um tipo de polifenol que ajuda na regulação intestinal, assim como nas doenças inflamatórias intestinais. Além disso, possui pectina, uma fibra solúvel que tem a habilidade de absorver a água, melhorando o trânsito intestinal.

O consumo indicado é de 1 xícara de chá de amoras por dia, e ela pode ser trocada por outras frutas vermelhas, como framboesa ou morango, mantendo a mesma quantidade.

Abacate

O abacate é rico em fibras e magnésio, este último um mineral importante no processo do peristaltismo, responsável pelo movimento das fezes ao longo do intestino.

Além disso, suas gorduras monoinsaturadas podem auxiliar na lubrificação das fezes. Essa lubrificação impede o principal efeito da constipação e ajuda na hora de evacuar.

Como a fruta tem alto valor calórico, o ideal é consumir entre duas a três colheres de sopa por semana, intercalando com as outras frutas.

Referências da notícia

Sete frutas laxativas que combatem a prisão de ventre. 09 de janeiro, 2025. Livia D'Ambrosio.

Quatro frutas laxantes que ajudam a 'soltar' o intestino. 30 de janeiro, 2024. Notícias Ao Minuto/Redação.