Conhecemos o clima de Aruba: “a ilha feliz” com mais dias de sol por ano em todo o Caribe e sem furacões
A Ilha de Aruba, conhecida como “One Happy Island”, tem mais dias de sol por ano do que qualquer outro lugar no Caribe. As chuvas são escassas e os ventos alísios constantes moderam perfeitamente a temperatura.
A ilha de Aruba está localizada no sul do Mar do Caribe, a apenas 25 quilômetros da costa da América do Sul. Sua temperatura média é de 28°C durante todo o ano. Ela está localizado fora do cinturão de furacões. As chuvas são escassas e o Sol reina sobre as suas praias de areia branca e águas cristalinas.
Aruba é conhecida como a “Ilha da Felicidade” e tem mais dias de Sol por ano do que qualquer outra ilha do Caribe. No vídeo abaixo, convidamos você a conhecer e explorar juntos Aruba e seu clima particular, com muitas informações para saber mais sobre este paraíso.
É uma pequena ilha de 192 quilômetros quadrados, 32 km de comprimento e 9 km de largura na sua maior parte. Seus 100 mil habitantes recebem, com dias de Sol intenso, mais de 1 milhão de turistas por ano.
Aruba, juntamente com as ilhas Bonaire e Curaçao, formam o chamado grupo de ilhas ABC pertencentes ao Reino dos Países Baixos, localizadas na parte sul do arco antilhano.
O incrível clima de Aruba
Aruba está localizada no sul do Caribe e é caracterizada por vegetação estepe tropical. De acordo com a classificação climática do sistema Köppen modificado, possui clima semiárido quente (Köppen BSh). A temperatura média mensal na sua capital, Oranjestad, varia muito pouco, entre 26,7°C e 29,2°C durante todo o ano, moderada pelos constantes ventos alísios do Oceano Atlântico, que cobrem toda a ilha na direção nordeste e são agradáveis e sustentados.
O clima semiárido quente tem uma estação seca e uma estação “chuvosa” perceptível. Entre os meses de setembro a dezembro torna-se mais úmido e é conhecido como “estação chuvosa” (mas não ocorre como em outras áreas do Caribe com ambientes úmidos, chuvas torrenciais e inundações); Em Aruba, os acumulados anuais ficam entre 250-450 mm e o resto do ano é maioritariamente seco, visto que está localizado na chamada Zona Seca do Caribe Sul.
Com estas características, não é necessário que você esteja constantemente atento à previsão do tempo durante as suas férias ou passeios ao ar livre, já você não precisará modificar seus planos porque o clima é estável durante a maior parte do ano.
A menor cobertura de nuvens médias ocorre no mês de fevereiro e a maior cobertura é em maio, principalmente devido às nuvens de níveis superiores. Diariamente, a nebulosidade média do céu é maior nas horas da manhã e menor no final da noite.
Aruba está no extremo sul do cinturão de furacões. Estatisticamente, apenas uma vez a cada 100 anos os ciclones tropicais causaram danos significativos ao passar perto da ilha. Alguns ciclones tropicais, ou sistemas de tempestades de latitudes médias que passam a norte da ilha, muito raramente provocaram inundações costeiras ou erosão nas praias.
Na verdade, uma noite completamente estrelada em Aruba pode coexistir com um distante show de raios que aparece no horizonte. Essas tempestades não avançam sobre a ilha, que mantém o céu limpo. Agendar atividades de diversão ao ar livre neste país insular é muito simples, pois na maioria dos meses não há alterações de planos devido a fatores meteorológicos.
Aruba tem um grande aliado para enfrentar estas temperaturas: os constantes ventos alísios do Oceano Atlântico que cobrem toda a ilha na direção nordeste, são agradáveis e sustentados. Esses ventos moderam perfeitamente a temperatura, tornando a sua experiência sob o Sol muito mais agradável.
Reservas de água e vegetação em Aruba
Como resultado das altas temperaturas, dos ventos alísios constantes e da importante presença do Sol, a evapotranspiração potencial excede em muito a precipitação, dando origem a um clima semiárido a árido.
Os solos são pobres em nutrientes e não existem reservas naturais substanciais de água doce, sendo as águas subterrâneas maioritariamente salobras. Portanto, a vegetação natural é xerófila, composta por exemplo por cactos e suculentas.
No clima semiárido de Aruba, as palmeiras não são abundantes, mas sim cactos e suculentas entre as dunas calcárias do Parque Nacional Arikok. Em um próximo artigo, iremos contar detalhadamente sobre um passeio no Parque Arikok, por dentro de uma das antigas cavernas da região.
Apesar de não possuir fontes de água potável, Aruba possui a melhor água de todo o Caribe e a segunda melhor água do mundo, graças ao extraordinário trabalho de sua usina de dessalinização e purificação de água do mar. A água que sai da torneira é totalmente potável, e é fornecida gratuitamente para você beber onde quer que você estiver lá.
Voltando ao tema da vegetação, em 1840 foi introduzida na ilha a maravilhosa planta aloe vera, e pouco depois dois terços da sua superfície foram cobertos por esta planta conhecida pelos seus vários benefícios, foi assim que a ilha se tornou naquela época a maior exportador do mundo.
Portanto, embora as condições do solo em Aruba sejam hostis a quase todas as culturas, historicamente eles aproveitam ao máximo os recursos naturais que possuem.
E assim o demonstram com o cultivo do Aloe vera, embora a sua economia atual seja baseada no turismo e já não nesta cultura; mas continuam fabricando produtos cosméticos com esta planta, conhecida pelos seus vários benefícios para a saúde, e exportam tais produtos para 65 países em todo o mundo.
Por que Aruba é a “Ilha Feliz”?
O título de “Ilha Feliz” foi mais do que merecido, não só por ter o clima ideal para as suas férias, visitando praias de areia branca e águas cristalinas de cores incríveis, mas por vários outros motivos também.
A busca pela felicidade e pelo bem-estar é fundamental para Aruba. Aqui eles estão conscientes de que o seu clima é espetacular e, ao mesmo tempo, muito vulnerável às mudanças climáticas, um resultado do aquecimento global acelerado.
Por isso, trabalham todos os dias ao máximo para proteger seu ecossistema e biodiversidade, com diversas ações exemplares para outros países do Caribe e do mundo, com o objetivo de que a incrível 'ilha feliz' não seja alterada no futuro, e que os Arubianos possam continuar compartilhando este maravilhoso tesouro natural com todos.
Energias renováveis em Aruba
A ilha está promovendo a utilização de energias renováveis. Cerca de 20% da energia desta ilha já provém de fontes de geração eólica e solar, com enorme potencial para continuar crescendo na transformação da matriz energética.
Aruba ofereceu a sua região a outras nações para ser um centro de testes para soluções renováveis e sustentáveis de outros países.
Nos próximos artigos da Meteored Argentina, compartilharemos com vocês uma série de entrevistas interessantes realizadas com autoridades da natureza e do meio ambiente, empresários e ambientalistas reconhecidos no mundo, realizadas como parte do estudo de amostra da meteorologista e comunicadora científica Marina Fernández viagem, como convidada especial da Autoridade de Turismo de Aruba (ATA).