Descoberta de relíquia cristã antiga na Alemanha pode reescrever a história na região

Amuleto de prata de 1.800 anos encontrado em Frankfurt é a evidência mais antiga da prática do cristianismo durante o período romano, o que pode reescrever a história da religião na região.

cruz
Amuleto de prata de 1.800 anos é a evidência mais antiga da prática do cristianismo ao norte dos Alpes no período romano. Fonte: unsplash.com.

Esta é a evidência cristã mais antiga encontrada ao norte dos Alpes Suíços, mais especificamente em Frankfurt, na Alemanha: trata-se de um pequeno amuleto de prata de apenas 3,5 centímetros de tamanho, com uma fina folha de prata enrolada com uma inscrição misteriosa em latim, que traduzida significa: “Inscrição de Prata de Frankfurt”.

Segundo os cientistas responsáveis pelo achado, o amuleto data de 1.800 anos atrás e sua descoberta pode mudar o atual entendimento de como a religião do cristianismo era praticada no Império Romano, já que essa é uma evidência de que era difundida muito antes do que se imaginava na região.

A importância da descoberta da “Inscrição de Prata de Frankfurt”

O que é especial nesta descoberta é a idade do amuleto encontrado. A sepultura onde ele foi achado data de 230 d.C. a 270 d.C., indicando que, até então, o primeiro cristão ao norte dos Alpes viveu em Frankfurt.

Há referências na história aos primeiros grupos cristãos na Gália e também na província da Alta Germânia no final do século 2 (101 - 200 d.C.). No entanto, evidências confiáveis da vida cristã no norte dos Alpes no Império Romano só tinham do século 4 d.C. (301 - 400 d.C.).

Nunca houve evidência tão antiga e autêntica do cristianismo puro ao norte dos Alpes Suíços, dizem os pesquisadores.

O prefeito da cidade de Frankfurt, Mike Josef, comentou entusiasmado em uma entrevista: “A 'Inscrição de Frankfurt' é uma sensação científica. Como resultado, a história do cristianismo em Frankfurt terá de voltar cerca de 50 a 100 anos no tempo”.

A escavação e localização da relíquia cristã

O amuleto foi encontrado durante uma escavação em 2018 em um túmulo romano do século 3, nos arredores de Frankfurt, na atual Alemanha, onde tinha o esqueleto de um homem. O local abriga um dos maiores e mais importantes sítios arqueológicos do estado de Hesse.

Através da recriação de um modelo 3D do objeto, os cientistas conseguiram decifrar a inscrição em latim que continha na folha dentro do amuleto. Traduzindo do latim, a inscrição dizia:

Em nome de São Tito. Santo, Santo, Santo!
Em nome de Jesus Cristo, Filho de Deus!
O Senhor do Mundo resiste a todos os ataques com força.
O Deus concede entrada ao bem-estar.
Este meio de salvação protege quem se entrega à vontade do Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, pois diante de Jesus Cristo se dobra todo joelho:
Os que estão no céu, os que estão na terra e os que estão debaixo da terra, e toda língua confessa a Jesus Cristo.

Segundo os pesquisadores, o homem provavelmente usava o amuleto em volta do pescoço. A finalidade desse tipo de objeto, conhecidos como filactérios, era proteger ou curar seus donos de uma série de infortúnios, como doenças, dores corporais, infertilidade ou mesmo forças demoníacas.

Além disso, eles explicam que não há referência a qualquer outra fé além do cristianismo na inscrição do amuleto e também não há elementos pagãos, como demônios. O amuleto é puramente cristão.

pergaminho em latim
Imagem do pergaminho em latim que estava dentro de amuleto cristão antigo. Crédito: Centro Leibniz de Arqueologia.

E a localização da descoberta é rara. Isso porque esses amuletos foram amplamente utilizados na Antiguidade Tardia, especialmente no mundo do Mediterrâneo oriental, não sendo encontrados no mundo romano ocidental.

Os pesquisadores acreditam que a descoberta da relíquia na região indica que as ideias cristãs já haviam começado a chegar em áreas distantes dos primeiros centros de crescimento do cristianismo.

A “Inscrição de Prata de Frankfurt” é uma das evidências mais importantes do cristianismo primitivo no mundo. A sua descoberta abre novos horizontes para a arqueologia, as ciências históricas e a teologia, como também para uma infinidade de novas questões.

Referência da notícia

"Frankfurt silver inscription" - Oldest Christian testimony found north of the Alps. 11 de dezembro, 2024. Site Cidade de Frankfurt am Main.