Dieta mediterrânea melhora a memória e a cognição, aponta novo estudo
O estudo identificou que, através de uma alteração do equilíbrio das bactérias no intestino, a dieta mediterrânea traz benefícios para o cérebro. Veja aqui mais detalhes.
A dieta mediterrânea é um tipo de alimentação saudável que prioriza o consumo de alimentos frescos e naturais, baseando-se nos sabores e tradições da região do Mediterrâneo, isto é, dos países do sul da Europa.
Esse estilo de alimentação prioriza o azeite de oliva como principal fonte de gordura, além de frutas, vegetais, legumes, cereais integrais, sementes, frutos secos e peixes. Também o consumo de carnes vermelhas e gorduras saturadas é limitado.
E um estudo recente, feito por pesquisadores da Universidade de Tulane, em Nova Orleans (EUA), e divulgado na revista Gut Microbes Reports, mostrou que seguir essa dieta pode ser bom para a memória e para a capacidade de raciocínio. Veja os detalhes abaixo.
Dieta mediterrânea melhora a memória e a cognição
Segundo a pesquisa, que foi realizada com camundongos em laboratório durante 14 semanas, esse tipo de dieta altera o microbioma de bactérias intestinais, o que indiretamente pode melhorar a saúde cerebral, melhorando a memória e as funções cognitivas.
A dieta mediterrânea se mostrou melhor para o cérebro do que uma dieta americana típica, por exemplo, rica em gorduras saturadas e açúcares. Os camundongos alimentados com a dieta mediterrânea tiveram memória e capacidade de aprendizado maior do que os alimentados com produtos da dieta americana.
Os testes com os animais mostraram que, com essa dieta saudável, eles tiveram uma mudança no microbioma intestinal com níveis mais elevados de quatro tipos de bactérias benéficas para o raciocínio; e para os pesquisadores, isso justifica seu melhor desempenho nos testes cognitivos.
Os camundongos alimentados com a dieta mediterrânea tiveram vantagens claras em testes de memória e aprendizado, além de uma maior capacidade de adaptação a novas informações ao terem suas gaiolas modificadas.
Maraganore ressalta, porém, que esses resultados são preliminares e baseados em modelos animais; contudo, refletem tendências observadas em estudos com humanos que associam a dieta mediterrânea à redução do risco de demência e à melhora da função cognitiva.
Melhor dieta a ser seguida
Inclusive, a dieta mediterrânea foi considerada a melhor dieta a ser seguida em 2025, pelo sexto ano consecutivo, segundo o U.S. News & World Report, que divulga anualmente uma lista das dietas mais e menos benéficas, classificadas por profissionais de nutrição.
Ela conquistou o título entre as melhores dietas gerais, melhores para uma alimentação saudável e mais fáceis de seguir.
Contudo, os especialistas explicam que é importante consultar um médico da área para saber qual o melhor tipo de dieta que se adequa a cada caso, de acordo com suas necessidades.
Referências da notícia
Comparison between two divergent diets, Mediterranean and Western, on gut microbiota and cognitive function in young sprague dawley rats. 18 de dezembro, 2024. Solch-Ottaiano, R. J. et al.
Dieta mediterrânea pode melhorar memória e cognição, mostra estudo. 06 de janeiro, 2025. Gabriela Maraccini/CNN.
Dieta mediterrânea altera bactérias intestinais que melhoram a memória. 06 de janeiro, 2025. Bruno Bucis.