Entenda a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno que causa chuvas intensas no Brasil

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é um dos principais sistemas causadores de chuva sobre o Brasil durante a primavera e o verão. O sistema pode ser particularmente ativo ao longo dos próximos meses.

Mapa de acumulados totais de chuva dos últimos 5 dias.
Mapa de acumulados totais de chuva dos últimos 5 dias mostra que choveu mais de 100 mm em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. (imagem: Instituto Nacional de Meteorologia)

As previsões climáticas mais recentes mostram que existe uma tendência para formação de um fenômeno meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ao longo deste verão.

O fenômeno já está presente neste exato momento sobre o Brasil, causando chuvas volumosas em vários estados da região Sudeste e Centro-Oeste. Só nos últimos 5 dias, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu mais de 100 mm em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro graças ao fenômeno.

Há, neste momento, um alerta laranja de chuvas intensas e de tempestades para 9 estados do Brasil: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Amazonas.

Previsão de anomalia de precipitação do modelo ECMWF entre os dias 06 e 13 de janeiro.
Previsão de anomalia de precipitação do modelo ECMWF entre os dias 06 e 13 de janeiro mostra que a ZCAS pode causar chuvas volumosas em toda a porção centro-norte do país.

Mas afinal, o que é exatamente este sistema e como ele se forma? Vamos descobrir juntos alguns detalhes técnicos e entender porque ele é tão significativo para o clima brasileiro.

O que é a Zona de Convergência do Atlântico Sul?

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é caracterizada por uma faixa persistente de nebulosidade e precipitação com orientação noroeste-sudeste, que se estende do sul e leste da Amazônia até o sudoeste do Oceano Atlântico.

Este sistema é importante porque se torna o principal responsável pelo regime de chuvas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil durante a primavera e o verão.

A persistência desse padrão por pelo menos quatro dias é um indicativo da presença da ZCAS, diferenciando-a de um simples avanço de frente fria. Além disso, o sistema nem sempre apresenta gradientes de temperatura típicos de um sistema frontal, mas pode ser identificado por seu contraste de umidade.

Imagem de satélite capturada nesta segunda-feira durante a tarde.
Imagem de satélite capturada nesta segunda-feira durante a tarde mostra uma banda de nebulosidade e precipitação causada pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no Brasil.

Existem ainda algumas características atmosféricas muito específicas que se espera ao longo de um episódio de ZCAS:

  • Na baixa troposfera, o sistema é caracterizado pela convergência de umidade favorecida pelos Jatos de Baixos Níveis, além da presença da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), já que seu movimento anticiclônico sobre o oceano transporta vapor d’água em direção à costa sudeste do Brasil, intensificando a convergência de umidade.
  • Em médios níveis da atmosfera, observa-se um cavado (região de baixa pressão) à leste da a Cordilheira dos Andes que dá suporte para a persistência da nebulosidade e da precipitação associada e condições para formação de atividade convectiva.
  • Em altos níveis atmosféricos, observam-se bem marcadas e posicionadas duas circulações típicas do verão: a Alta da Bolívia ao oeste do continente, e um cavado ou vórtice ciclônico sobre a região Nordeste. O posicionamento e intensidade dos Jatos também favorecem sua configuração.

Como resultado deste sistema, já ao longo dos próximos dias, diversos estados podem registrar até 100 mm de chuva, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo. O sistema traz risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e objetos altos, além de enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra em áreas propícias.

Por isso, não deixe de acompanhar a previsão da Meteored | Tempo.com para saber exatamente como vai ficar o tempo no seu município e não ser pego de surpresa pela ZCAS ao longo deste verão. O sistema deve perdurar e tudo indica que pode continuar causando chuvas sobre o Brasil até meados de março.