Estudo alerta: Santos pode sumir com avanço do mar; entenda o risco para a cidade litorânea de SP

Segundo um estudo da ONG Climate Central, a tradicional cidade do litoral paulista pode desaparecer nos próximos anos com o avanço do nível do mar. Veja mais detalhes aqui.

Santos, São Paulo
Orla de Santos, litoral sul de São Paulo. Crédito: Prefeitura Municipal de Santos/Divulgação.

Um estudo realizado pela Organização Não-Governamental (ONG) Climate Central apontou as cidades que podem ser invadidas pela água do mar ao redor do mundo devido ao aumento do nível do mar causado pelo aquecimento global.

Os resultados identificaram, entre várias outras, a cidade de Santos, no litoral sul do estado de São Paulo. As projeções indicam que, caso nada seja feito para conter esse aquecimento, Santos pode desaparecer em menos de 80 anos.

Como a pesquisa foi feita

A ONG usou os dados climáticos do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) e realizou projeções para identificar as áreas do planeta que ficariam submersas pelo aumento do nível do mar, um resultado do atual aquecimento global.

Entre 1993 e 2023, o nível do mar subiu 9 centímetros e as previsões indicam que ele chegará a 80 cm até 2100.

Ainda, a pesquisa citou a poluição atmosférica e o derretimento das geleiras como os principais fatores responsáveis por esse aumento no nível dos oceanos.

Santos pode ficar submersa em menos de 80 anos

Segundo um estudo anterior realizado pela ONU, a cidade corre o risco de ter parte da área próxima à costa submersa até 2050. E agora, esse estudo da Climate Central complementa que Santos pode ficar totalmente submersa até por volta de 2100, caso o nível dos mares continue aumentando.

Isso significaria o fim do município com mais de 400 mil habitantes e pontos históricos como belíssimas praias, o Aquário e a Vila Belmiro.

Veja abaixo as imagens das projeções da ONG de como o litoral de Santos ficaria se a temperatura média global do planeta aumentar 4°C nos próximos 25 anos, elevando o nível do mar:

À esquerda: Ponta da Praia, em Santos, nos dias atuais. À direita, o mesmo local no futuro devido ao aumento do nível do mar. Fonte: Climate Central.

Além disso, o estudo apontou área de risco para 100 cidades em 39 países e prevê que cerca de 2 milhões de pessoas podem ser afetadas com essa tragédia iminente. Ou seja, é um alerta global.

O que a prefeitura de Santos está fazendo?

Para impedir que as ressacas avancem, algo que já está acontecendo, a Prefeitura de Santos montou barreiras com sacos de areia na praia, as chamadas geobags, para tentar conter o avanço da água.

Porém, isso é apenas uma medida temporária, e não muito efetiva. O que a cidade precisa mesmo é de um plano de ação sobre a adaptação climática, que deveria ser implantado com urgência.

Outras áreas no Brasil que podem ser afetadas

Segundo o estudo, os territórios ocupados por cerca de 10% da população global podem ser afetados pelo aumento do nível do mar. Aqui no Brasil, além de Santos, outras seis cidades brasileiras correm o risco de deixar de existir em breve. São elas:

São Luís do Maranhão;

Rio de Janeiro;

Porto Alegre;

Fortaleza;

Salvador;

Recife;

Se o nível do mar continuar subindo nos próximos anos, esses lugares, que fazem parte da vida de tanta gente, podem simplesmente desaparecer.

Referências da notícia

Cidade de Santos pode sumir com avanço do mar; saiba mais”. 29 de novembro, 2024. Leonardo Sandre.

Litoral paulista pode “sumir” se mudanças climáticas continuarem; veja como ficaria”. 25 de julho, 2024. Rodrigo Mozelli.