Estudo explica o segredo das piranhas: como elas revelam a biodiversidade oculta dos rios

Um estudo inovador revela que as piranhas, além de serem temidas predadoras, podem também atuar como verdadeiras 'lentes biológicas', simplificando a análise da biodiversidade microbiana dos rios da Amazônia, proporcionando novas perspectivas científicas.

Piranhas, amazonas, Brasil
Piranhas ajudam a revelar a biodiversidade oculta dos rios.

As piranhas são famosas por sua ferocidade, mas agora cientistas descobriram algo ainda mais surpreendente: esses predadores têm a capacidade de revelar segredos profundos sobre a biodiversidade de seus habitats aquáticos. Um estudo recente publicado na Scientific Reports investigou a microbiota intestinal da piranha-de-olho-vermelho (Serrasalmus rhombeus), coletada no rio São Benedito, na bacia amazônica. Essa pesquisa nos oferece uma visão inovadora de como as piranhas podem atuar como uma "lente seletiva" para explorar a microbiota dos rios, facilitando a compreensão da biodiversidade aquática.

O que é o microbioma e por que ele importa?

O microbioma refere-se à comunidade de micro-organismos que vivem em um determinado ambiente, seja no solo, na água ou até dentro de seres vivos, como animais e humanos. No caso das piranhas, o estudo concentrou-se na microbiota presente em seu intestino, com o objetivo de verificar se ela pode funcionar como um reflexo da microbiota do rio onde vivem.

A técnica utilizada, chamada metagenômica shotgun, permitiu que os pesquisadores analisassem de maneira profunda a diversidade microbiana tanto da água do rio quanto do intestino dos peixes.

Os resultados revelaram que o microbioma intestinal da piranha é uma simplificação do microbioma do rio. Isso significa que, embora a microbiota intestinal contenha menos diversidade que a água do rio, ela ainda oferece uma amostra representativa. Essa simplificação pode ser vantajosa em estudos futuros porque torna mais fácil isolar e estudar as interações metabólicas de micro-organismos que poderiam ser mais difíceis de detectar em amostras diretas de água, que são muito mais complexas.

O que as piranhas revelaram?

Uma das principais descobertas foi que, enquanto a água do rio apresentava uma maior diversidade de gêneros bacterianos, o microbioma intestinal das piranhas mostrou menos diversidade, mas uma maior abundância de certos gêneros, como Kocuria e Mammaliicoccus.

Esse último é especialmente interessante, pois trata-se de um gênero recentemente descrito, que normalmente é associado a mamíferos. A presença dessa bactéria em piranhas sugere que esses animais podem estar promovendo o crescimento de micro-organismos pouco representados na água do rio.

Brasil, piranhas, amazonas, Brasil
As piranhas podem estar promovendo o crescimento de micro-organismos pouco representados na água do rio.

Outro ponto relevante foi a análise de genes metabólicos. O estudo identificou diferenças significativas nos perfis funcionais entre a microbiota do rio e a intestinal. Por exemplo, genes relacionados ao metabolismo de carboidratos foram mais abundantes nas piranhas, possivelmente devido à dieta diversificada desses peixes. Em contraste, genes relacionados à motilidade bacteriana, como sistemas de quimiotaxia, eram mais frequentes na água do rio, provavelmente porque as bactérias livres precisam se mover em busca de nutrientes.

Importância para o futuro

A pesquisa mostra que as piranhas não são apenas predadoras formidáveis, mas também podem ser ferramentas poderosas para os cientistas estudarem a biodiversidade microbiana dos rios. A simplificação do microbioma do rio no intestino das piranhas oferece uma forma mais acessível de estudar a ecologia microbiana e os processos funcionais dos ambientes aquáticos.

Isso pode ter implicações importantes para a biotecnologia, incluindo a identificação de novas enzimas ou compostos com potencial farmacêutico ou industrial.

Além disso, o estudo sugere que as piranhas podem atuar como "amostradores" biológicos, capturando uma pequena porção do ecossistema microbiano aquático e permitindo que cientistas rastreiem mudanças na saúde dos ecossistemas de maneira mais simples e eficiente.

Essa pesquisa inovadora coloca as piranhas sob uma nova luz. Longe de serem apenas predadoras assustadoras, elas agora são vistas como uma ferramenta potencialmente revolucionária para estudos de biodiversidade e biotecnologia. Com mais estudos, poderemos entender ainda mais como esses peixes podem ajudar a desvendar os segredos escondidos nos rios amazônicos, fornecendo uma janela para a complexa vida microbiana que sustenta esses vastos ecossistemas.

Brasil, piranhas, amazonas, pesquisa.
As piranhas agora são vistas como uma ferramenta potencialmente revolucionária para estudos de biodiversidade e biotecnologia.

Agora, quando você pensar em piranhas, lembre-se de que elas podem ser muito mais do que apenas criaturas agressivas: são espiãs silenciosas que carregam informações valiosas sobre o mundo invisível dos micro-organismos aquáticos.

da Silva, S., Vuong, P., Amaral, J.R.V. et al. The piranha gut microbiome provides a selective lens into river water biodiversity. Sci Rep 14, 21518 (2024). https://doi.org/10.1038/s41598-024-72329-8