Estudo mostra que a irrigação para pecuária está destruindo o Grande Lago Salgado dos Estados Unidos
O Grande Lago Salgado (Great Salt Lake) perdeu mais de 15 bilhões de metros cúbicos de água nas últimas três décadas e está ficando mais raso, perdendo cerca de 10 centímetros todos os anos, devido especialmente à irrigação de áreas ao seu redor.
O Grande Lago Salgado (Great Salt Lake) é o maior lago salino das Américas e está localizado em Utah, nos Estados Unidos. Em suas margens encontra-se a capital Salt Lake City e uma variedade de propriedades agrícolas. Sua bacia de 54 mil km² inclui as montanhas Wasatch, cuja neve fornece grande parte da água para a região.
No entanto, todos esses valores estão em grave risco devido à uma drástica redução de nível que o lago tem enfrentado ao longo dos últimos anos. Nas últimas três décadas, o Grande Lago Salgado perdeu mais de 15 bilhões de metros cúbicos de água.
O Grande Lago Salgado está desaparecendo
O déficit hídrico persiste há décadas, agravado pelas mudanças climáticas e pelas numerosas secas. Nos anos 1980 e 1990, o fluxo de água do degelo mascarou temporariamente essa queda e o lago atingiu seu maior volume em mais de um século. Desde então, no entanto, ele vem diminuindo cerca de 10 centímetros por ano.
Cientistas descobriram, em um estudo recente, que 62% da água dos rios que deveria estar abastecendo o lago está sendo desviada para uso humano. Em particular, a maior parte dessa água está sendo utilizada para irrigar alfafa e campos de feno, que serão utilizados de alimento para o gado.
Com base em dados do Departamento de Recursos Hídricos de Utah, os pesquisadores elaboraram um detalhado balanço hídrico da bacia do lago entre 1989 e 2022. Nesse período, a entrada de água - proveniente de rios e chuvas - ficou muito para trás do consumo e da evaporação, com um déficit de 380 milhões de metros cúbicos anuais.
Além dos pontos já levantados, a redução do lago aumenta ainda os riscos à saúde humana devido à poeira do leito exposto. Cerca de 5% dessa área contém partículas finas que podem causar problemas pulmonares graves, incluindo metais pesados tóxicos, resíduos de atividades de mineração, de refino de petróleo e de fundição.
Para estabilizar e começar a reabastecer o lago, os pesquisadores sugerem reduzir em pelo menos 35% o desvio de água na bacia hidrográfica do Grande Lago Salgado. Isso inclui diminuir a produção irrigada de alfafa e de feno e compensar financeiramente agricultores e pecuaristas que perderem receita com as mudanças.
Nesse sentido, o caso se torna mais um exemplo de mudança sociocultural causada pelas mudanças climáticas. As adaptações econômicas e culturais necessárias para salvar o Grande Lago Salgado são grandes, mas não intransponíveis. Com políticas corretas e apoio público, podemos garantir um futuro sustentável para o a região e estabelecer um precedente para lidar com a escassez de água global.
Referência da Notícia
Reducing irrigation of livestock feed is essential to saving Great Salt Lake. Environmental Challenges, 2024; 101065. Brian D. Richter, Kat F. Fowler, Gambhir Lamsal, Christopher L. Lant, William J. Ripple, Richard R. Rushforth.