Eucalipto arco-íris: a espécie exótica de eucalipto mais colorida no mundo!
À medida que o eucalipto arco-íris envelhece, aparece um conjunto de manchas multicoloridas na casca do seu tronco. Isto está na origem do seu nome e é o que torna esta árvore tão interessante. Saiba mais aqui!
Das várias espécies de árvores exóticas existentes no mundo, o eucalipto arco-íris é a única que tem a capacidade de florescer no Hemisfério Norte. Para além disso, tem também um pormenor que acaba por a distinguir das restantes espécies vegetais existentes na Terra.
À medida que vai perdendo a casca, o seu tronco vai ficando multicolor, em várias tonalidades de violeta, verde, laranja e vermelho. E é aí mesmo que se encontra a origem da designação para estas árvores.
Uma diversidade de cores num fenômeno raro no mundo
O eucalipto arco-íris, também conhecido como Eucalyptus Deglupta, tem uma distribuição de forma natural por toda a Nova Bretanha, na Nova Guiné, na Ceram, na Sulawesi e na Mindanao. Em quaisquer destas áreas geográficas é caraterizada pela manchas multicoloridas que se vão sucedendo à medida que o tronco vai mudando a casca.
Durante o ano, este fenômeno ocorre várias vezes, independentemente da estação do ano ou das próprias condições climático-meteorológicas. Tal fenômeno apenas ocorre porque a árvore contém uma casca interior de cor verde brilhante que, à medida que se vai oxidando, torna-se violeta, verde, laranja e vermelho, de acordo com a documentação do banco de dados presente na Naturalist.
A partir do momento que atinge a maturidade, estas árvores podem atingir os impressionantes 75 metros de altura e as suas folhas chegam a se estender em aproximadamente 13 centímetros. Em algumas destas folhas, acabam por surgir flores. No que diz respeito à coroa das árvores é normalmente em formato cônico, mas à medida que vai envelhecendo, fica mais achatada.
Eucalyptus Deglupta: uma árvore gigante na floresta tropical
Este eucalipto multicolor distingue-se de outras espécies similares porque se trata do único capaz de florescer nas florestas tropicais. Apesar do seu habitat natural se localizar na floresta tropical, esta espécie do Eucalyptus Deglupta pode adaptar-se de forma incrível em outros ecossistemas.
Desta forma, sabia que alguns jardins botânicos em todo o mundo têm cultivado a espécie em espaços especializados? Ou melhor ainda, que esta espécie já foi encontrada nos quintais de algumas pessoas nos Estados Unidos da América (EUA), em climas secos como os que caracterizam o Texas?
É verdade! De fato, a constante se mantém: quando a árvore vai crescendo, as camadas de casca caem e irão assumir novas cores únicas e vibrantes, e assim sucessivamente.
Além desta miscelânea impressionante de cores que a árvore pode apresentar na casca, o valor comercial destas árvores é muito grande. A principal razão para isso é porque é uma ótima fonte de celulose para a produção do papel branco. Mas não é só! É também utilizada, tal como dissemos anteriormente, como planta ornamental em diversos parques públicos em todo o mundo.