Identificada uma das primeiras bactérias que colonizaram a Terra há 407 milhões de anos

Langiella scourfieldii é uma espécie de cianobactéria que cresceu entre as primeiras plantas terrestres no Devoniano Inferior, colonizando a Terra há 407 milhões de anos! Saiba mais aqui.

cianobactérias
Langiella scourfieldii é uma espécie de cianobactéria da família Hapalosiphonaceae. Crédito: Strullu-Derrien (2023).

As cianobactérias evoluíram no início da história do nosso planeta e desempenharam um papel importante na formação da vida como a conhecemos. Estes pequenos microrganismos estão bem documentados em rochas marinhas, mas os cientistas estão tentando compreender melhor como eles colonizaram a Terra pela primeira vez.

Langiella scourfieldii é uma espécie de cianobactéria da família Hapalosiphonaceae que cresceu entre as primeiras plantas terrestres há mais de 400 milhões de anos, no Devoniano Inferior.

Um novo estudo publicado publicado na revista iScience revelou que L. scourfieldii é a espécie mais antiga da família Hapalosiphonaceae conhecida por ter colonizado a Terra. Teria se desenvolvido no solo, na água doce e em fontes termais, assim como seus atuais parentes vivos.

A Dra. Christine Strullu-Derrien, autora principal do estudo, afirmou: "Graças às reconstruções tridimensionais, pudemos ver evidências de ramificação, que é uma característica das cianobactérias hapalosifonáceas".

“Isto é emocionante porque significa que estas são as primeiras cianobactérias deste tipo encontradas em terra”, complementou.

O que são as cianobactérias?

As cianobactérias são um antigo grupo de microrganismos. Os seus fósseis estão entre os mais antigos já descobertos, sendo que os mais amplamente aceitos datam de cerca de 2 bilhões de anos atrás.

Hoje, são um dos maiores e mais importantes grupos de bactérias. Vivem em ambientes aquáticos ou próximos a eles, em praticamente toda a Terra, incluindo oceanos, corpos de água doce, solo úmido e até mesmo rochas antárticas.

cianobactérias
As cianobactérias são conhecidas por suas extensas flores que mancham a superfície da água de azul esverdeado.

Embora pequenas e geralmente unicelulares, as cianobactérias geralmente crescem em colônias grandes o suficiente para serem vistas a olho nu e são conhecidas por suas extensas flores que mancham a superfície da água de azul esverdeado.

Esses minúsculos organismos desempenharam um papel importante na evolução da vida. Eles realizam a fotossíntese de maneira semelhante às plantas e ajudam a criar uma atmosfera rica em oxigênio.

Cianobactérias realizaram o Grande Evento de Oxigenação da Terra

Há cerca de 2,4 bilhões de anos, massas de cianobactérias fotossintetizantes iniciaram o Grande Evento de Oxigenação, quando o oxigênio começou a substituir outros gases, como o metano, na atmosfera. Isto causou o que muitos cientistas descreveram como a primeira extinção em massa da Terra, à medida que os organismos adaptados à vida anaeróbica começaram a desaparecer.

As cianobactérias provavelmente se originaram em ambientes de água doce, então os cientistas acreditam que começaram a colonizar terras no início de sua história.

“No Devoniano Inferior, as cianobactérias desempenhavam a mesma função que hoje”, explica Strullu-Derrien. "Alguns organismos os utilizam como alimento, mas também são importantes para a fotossíntese. Descobrimos que já estavam presentes quando as plantas começaram a colonizar a terra e podem até ter competido com elas por espaço", acrescentou.