Incrível! Fóssil de dinossauro com pele foi descoberto no Canadá
A esperança dos pesquisadores está na impressionante preservação do fóssil, encontrado na área de maior riqueza paleontológica do nosso planeta. Saiba mais aqui!
Para esta notícia científica, voltaremos a 2019. Naquele ano, universidades do Reino Unido e da Austrália juntaram forças com o Museu Royal Tyrrell no Canadá. O objetivo era incentivar a pesquisa no Parque Provincial dos Dinossauros em Alberta, no Canadá, para que os estudantes de paleontologia realizassem escavações.
No entanto, devido ao confinamento que o mundo passou por causa do COVID-19, o trabalho de campo teve que ser adiado até 2021. Mas a espera valeu a pena, porque não só encontraram ossos fossilizados, como também perceberam que ainda havia vestígios de pele neles. A partir da formação rochosa, foi possível notar partes de uma perna e da cauda com estas características.
Conhecendo o Hadrossauro!
Esta espécie se espalhou por vários continentes. Por exemplo, percorreu a América do Sul, a Antártica, Europa, Ásia e América do Norte. O seu período de existência estendeu-se até ao Cretáceo tardio.
Em particular, o fóssil encontrado data de 75 milhões de anos atrás. E embora existam vários registros de fósseis de "dinossauros com bico de pato", para a equipe de pesquisa esta descoberta é reveladora. E porquê?
Considerando a posição do hadrossauro, é provável que o resto do seu corpo esteja no interior da colina explorada. Esta situação vem aumentando as esperanças dos paleontólogos, pois, o esqueleto completo poderia estar na rocha que ainda não foi escavada.
Os paleontólogos têm expectativas altíssimas, especialmente sobre o estado de conservação em que o fóssil foi encontrado. O objetivo é extrair o seu crânio da rocha para identificar as espécies de hadrossauro descobertas.
Além disso, o tamanho da perna e da cauda indica que pode ser um hadrossauro jovem. Isto fornece uma informação privilegiada sobre o seu desenvolvimento e fisionomia.
O "berço" dos fósseis
O Parque Provincial dos Dinossauros é uma das áreas paleontológicas mais ricas da Terra e tem mais de setenta quilômetros quadrados. Mais de quarenta espécies de dinossauros foram encontradas lá, principalmente as que viveram no período Cretáceo Superior.
Em 1979, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) declarou este espaço como Patrimônio da Humanidade. O Museu Royal Tyrrell abriga todos os fósseis descobertos lá desde meados da década de 1980. Desta forma, podem ser exibidos, conservados e estudados de modo a gerar mais conhecimento sobre eles.
O que falta ainda? Serão necessários anos de trabalho para extrair o fóssil completo. A escavação começará no topo da colina onde o hadrossauro se encontra. Assim, precisaremos esperar um tempo para saber o que mais foi descoberto neste local remoto.