Leite hidrata mais que água: mito ou realidade?
Dizem que o corpo humano é composto por 65% de água, por isso o melhor remédio para nos hidratar é beber água. Mas será mesmo? Um estudo recente diz que o leite nos hidrata mais do que a água.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), devemos beber no mínimo um litro e meio a dois litros de água por dia para estarmos bem hidratados e saudáveis. Todo mundo conhece os benefícios da água, mas o que muita gente desconhece é que existe outra alternativa para se manter bem hidratado: o leite.
O leite hidrata como a água, mas mantém a hidratação por mais tempo
Isso foi determinado por um estudo recente da Universidade de St. Andrews, na Escócia. Embora seja verdade que a água (com ou sem gás) hidrata rapidamente o corpo, as bebidas com um pouco de açúcar, gordura ou proteína também mantêm o corpo hidratado, mas por muito mais tempo.
É o caso do leite, que contém lactose (açúcar), proteínas e gorduras, nutrientes que retardam o esvaziamento do estômago e, portanto, mantêm a hidratação.
Além das vitaminas D e E, que protegem a pele e favorecem sua capacidade regenerativa, o leite possui sódio, substância que permite que menos urina seja produzida e que age como uma esponja retendo a água do corpo.
É exatamente o mesmo que acontece com o soro usado contra problemas gastrointestinais: eles possuem pequenas quantidades de açúcar, além de potássio e sódio, que fazem com que mais água fique retida no corpo.
Mas não extrapole o consumo de bebidas adoçadas e sucos embalados
Se essa é a explicação de por que o leite hidrata mais que a água, você deve estar se perguntando por que uma bebida açucarada ou um suco embalado não hidratam da mesma forma, já que também contêm muito açúcar. A resposta é simples: esses tipos de bebidas passam mais tempo no estômago e são esvaziados muito mais lentamente.
Quando as bebidas gaseificadas chegam ao intestino delgado, sua alta concentração de açúcar é diluída, um processo conhecido como osmose. É um processo vital para o bom funcionamento do corpo humano, que permite manter um equilíbrio adequado na composição dos fluidos corporais. A questão é que nesses tipos de bebidas o processo fica bem mais lento.
Nenhuma bebida deve substituir o consumo diário de água
Não se esqueça que não se deve substituir a água por qualquer outra bebida, já que nossos rins e fígado dependem dela para eliminar toxinas, além de servir para manter a elasticidade da pele. Poderíamos dizer que é o hidratante mais acessível que você encontrará.
Assim, embora o leite hidrate por mais tempo, não devemos esquecer de integrar a água no nosso dia a dia, pois em caso de desidratação pode haver consequências fatais. Entre outros sintomas, a falta de hidratação pode afetar e aumentar a frequência cardíaca e a temperatura corporal, bem como gerar náuseas, tonturas, fadiga ou fraqueza considerável.