Meteorologia na quarentena: o que as nuvens podem nos dizer?
Após aprendermos os nomes de cada nuvem do céu, agora podemos aprender a prever o tempo com base na identificação das nuvens! Isso porque cada tipo de nuvem está associado a uma condição do tempo ou antecedem alguma mudança futura!
Depois de aprendermos os nomes de cada nuvem do céu e como identificá-las chegou a hora de entendermos o que cada tipo de nuvem pode nos dizer com relação ao tempo! Nos dias de hoje a previsão do tempo é feita por supercomputadores que tentam simular as condições atmosféricas futuras pelo cálculo de diversas equações físicas. Graças aos avanços científicos e tecnológicos, hoje podemos obter uma previsão do tempo com boa confiabilidade num horizonte de até 15 dias.
Porém, você não precisa de um supercomputador para prever o tempo da sua região nas próximas horas! Muitos anos antes da criação dos supercomputadores, a previsão do tempo era feita com base na observação do céu. Até os dias de hoje podemos encontrar agricultores e moradores do campo que cultivam o hábito de observar diariamente o céu e adquiriram conhecimentos valiosos que os ajudam na tomada de decisões do dia a dia, sem ter muitos conhecimentos físicos a respeito da atmosfera.
Ao conciliarmos os conhecimentos físicos básicos com o hábito de observações, podemos nos tornar verdadeiros intérpretes do céu! Nesse artigo te damos as principais dicas!
Nuvens altas
Nuvens altas, como as nuvens Cirrus (Ci), Cirrostratus (Cs) e Cirrocumulus (Cc), estão associadas a um tempo estável no momento em que são vistas, porém, anunciam uma mudança no tempo! Isso porque esse tipo de nuvem costuma aparecer antes da passagem de um sistema de baixa pressão, que pode ser um sistema frontal de latitudes médias ou um sistema tropical. Geralmente observamos nuvens do tipo Ci e Cs cerca de 24 a 48 horas antes da passagem de uma frente fria!
As Cirrocumulus (Cc), em geral, representam um estado degradado de Ci e Cs. Elas normalmente indicam um tempo firme, porém frio, mas em algumas regiões tropicais elas podem anunciar a chegada de furacões!
Nuvens médias
Nuvens do tipo Altostratus (As) geralmente se formam à frente de uma frente quente ou oclusa. À medida que a frente passa, a camada de As se desenvolve e se torna Nimbostratus (Ns), que produz chuva duradoura, de intensidade leve a moderada, em uma vasta região. Portanto, ao avistá-las você tem indicativo de mudança no tempo e possível chegada de chuva.
As Altocumulus (Ac) numa manhã quente e úmida podem significar tempestades no final da tarde! Elas também antecedem a passagem de uma frente fria.
Nuvens Baixas
As nuvens Cumulus (Cu), aquelas que parecem com bolas de algodão de base achatada, são conhecidas como nuvens de bom tempo, pois estão associadas àqueles dias de tempo ensolarado e sem chuva. Porém, a presença de nuvens cumulus mostra que há movimento vertical ou elevação térmica do ar ocorrendo na atmosfera.
Se essas nuvens continuam a se desenvolver verticalmente e suas bases começam a ficar mais escuras, isso que dizer que elas podem se transformar em Cumulonimbus (Cb)! As Cbs são as nuvens de tempestades, associadas a tempo severo. Elas são responsáveis por chuvas fortes e localizadas, muitas vezes acompanhadas de raios e granizo.
As nuvens Stratus (St) e Stratucumulus (Sc), apesar de terem um aspecto sombrio por serem escuras e baixas, principalmente as Stratus, que cobrem todo o céu de cinza como um nevoeiro, elas não estão associadas a chuvas fortes, o máximo que podem causar são chuviscos ou garoa. Geralmente elas ocorrem ao longo e ao norte das frentes quentes, ou pela incursão de ar frio e úmido, como a entrada de uma brisa marítima.