Mito ou verdade: as pessoas encolhem à medida que envelhecem?
Certamente você já deve ter escutado isso alguma vez… É verdade que nós diminuímos de tamanho conforme o tempo passa? Um estudo abrangente nos explica. Descubra aqui.
Um artigo do grupo de estudos Baltimore Longitudinal Study of Aging (BLAS), liderado pelo National Institute of Aging (NIA) dos Estados Unidos, nos traz de forma científica a resposta desta questão: é verdade!
De fato, algumas pessoas podem começar a se curvar e até mesmo ficar alguns centímetros mais baixas. Mas isso é um processo natural do envelhecimento humano. Então, o que nos faz encolher à medida que o tempo vai passando? Descubra mais informações aqui conosco.
Por que as pessoas diminuem de tamanho com a idade?
O estudo feito pelo NIA acompanhou 2.084 pessoas (de 17 a 94 anos) por 35 anos, e identificou que elas começaram a perder estatura por volta dos 30 anos de idade e que o encolhimento acelerou com o tempo.
Em média, entre os 30 e os 70 anos de idade, os homens perderam 3 centímetros, enquanto as mulheres perderam 5 cm. Já aos 80 anos, os homens perderam 5 centímetros e as mulheres 8 centímetros.
E por que isso acontece? Isso ocorre devido a uma combinação de três fatores: nossos ossos começam a se quebrar, nossa cartilagem afinando e nossos músculos sendo desbastados. Mas vale destacar aqui que as taxas em que esses processos ocorrem variam dependendo dos genes, da nutrição física e dos níveis de atividades ao longo da vida da pessoa.
Por volta dos 40 a 50 anos, começamos a perder massa óssea gradualmente, pois nossos ossos começam a quebrar o osso antigo mais rápido do que o corpo consegue gerar osso novo.
Quando as pessoas perdem massa óssea, qualquer dano nos ossos vai os deixando mais fracos, finos e quebradiços, causando a chamada osteoporose. E isso pode levar à diminuição de altura.
A perda de altura também pode ser causada pela má postura. A curvatura acentuada da coluna para a frente, também conhecida como hipercifose, pode levar ao arredondamento permanente da parte superior das costas, o que reduz alguns centímetros na altura.
Acontece também que, em pessoas mais velhas, os músculos podem atrofiar, uma condição conhecida como sarcopenia. E a falta do suporte muscular ao redor do tronco prejudicará a sua capacidade de ficar em pé. Isso faz com que a pessoa caminhe curvada.
E a outra razão que explica o encolhimento é devido à degeneração e desidratação dos discos intervertebrais. Os discos de cartilagem entre as vértebras são danificados ou ficam finos devido a lesões ou ressecamento ao longo do tempo.
As consequências e o que fazer para melhorar a condição
A perda de estatura pode ter sérias consequências para a saúde. Mesmo que o motivo ainda não esteja claro, alguns estudos demonstraram relações entre a perda de altura e condições graves de saúde, como problemas respiratórios e doenças cardiovasculares.
Para melhorar essa condição, atividades físicas e uma dieta saudável são fundamentais. E até mesmo pessoas mais idosas podem se exercitar e melhorar a sua força. O exercício físico retardará o processo de encolhimento, desde que praticado regularmente.
O esporte interrompe a degeneração e a perda de densidade dos ossos, incluindo aqueles envolvidos na posição ereta. E também ajuda a desenvolver o sistema neuromuscular, favorecendo as ações musculares de levantamento, controle e equilíbrio do corpo.
Referência da notícia:
Sorkin, J. D.; Muller, D. C.; Andres, R. Longitudinal Change in Height of Men and Women: Implications for Interpretation of the Body Mass Index: The Baltimore Longitudinal Study of Aging. American Journal of Epidemiology, v. 150, n. 9, 1999.