Monitorando 30 anos de aumento do nível do mar: O que está acontecendo?
Dados de satélite coletados durante os últimos 30 anos revelaram que o nível dos oceanos subiu cerca de 10 cm, e os efeitos causados pelos humanos já são 10 vezes maiores que os ciclos naturais.
Há trinta anos, entrava em órbita um novo satélite, lançado por cientistas e engenheiros para estudar as marés e a mudança no nível do mar ao longo do tempo - algo que, antes, só podia ser feito na região costeira. Durante anos, este satélite (conhecido como TOPEX/Poseidon) registrou arduamente os níveis oceânicos com seu radar altímetro.
O TOPEX/Poseidon cumpriu sua missão de 1996 até 2006. Neste meio tempo, outras missões similares também foram enviadas para o espaço por agências espaciais distintas:
- Jason-1 (2001 a 2013);
- Ocean Surface Topography Mission/Jason-2 (2008 a 2019);
- Jason-3 (2016 até o presente);
- e Sentinel-6 Michael Freilich (2020 até o presente).
Após 30 anos de coletas de dados, essas missões resultaram em um registro unificado e padronizado de topografia oceânica que seria equivalente ao trabalho de meio milhão de medidores de maré. E as observações confirmaram em escala global o que os cientistas já vinham observando localmente: O nível dos oceanos está subindo, e cada vez mais rápido.
O que os dados de satélite nos revelaram sobre o aumento do nível dos oceanos?
Com estes dados, cientistas foram capazes de descobrir que o nível médio global do mar variou para mais ou para menos em locais diferentes - mas, em média, o resultado foi um aumento de 10,1 centímetros desde 1992.
Pode parecer pouco - mas isso equivale, em média, a 10 metros de praia perdidos ao longo das costas mundiais. Quando se soma este valor ao fato de que marés altas e tempestades podem aumentar ainda mais o nível do oceano, percebemos que esta mudança torna as inundações costeiras ainda mais destrutivas.
Além disso, os dados também mostram que o fenômeno está se acelerando. No século 20, estima-se que o nível médio subiu 1,5 mm por ano. Na década de 1990, esse valor aumentou para 2,5 mm por ano. E nos anos 2000 a taxa já atingiu 3,9 mm por ano.
Destaca-se ainda o fato de que o aumento dos últimos 30 anos é dez vezes maior do que a troca natural de água entre o oceano e a terra em um ano - O que significa que o aumento no nível do mar causado pelo homem é agora dez vezes maior do que os ciclos naturais.
As hipóteses mais aceitas na comunidade científica atual são de que o aumento está sendo causado pelo derretimento acelerado do gelo na Groenlândia e na Antártica, e tem o potencial de tomar proporções gigantescas até o ano de 2100.