Não é só destruição: florestas voltam a crescer ao redor do mundo

Estudos indicam que florestas estão voltando a crescer ao redor do mundo, e uma área equivalente ao tamanho da França se regenerou naturalmente nos últimos 20 anos. O que isto significa para a conservação do meio-ambiente?

Não é só destruição: Florestas estão voltando a crescer ao redor do mundo
Estudo sugere que uma área de floresta equivalente ao tamanho da França cresceu naturalmente no mundo durante os últimos 20 anos. (imagem: Turiano Neto)

Quando falamos sobre as florestas ao redor do mundo, geralmente as manchetes estão relacionadas a sua destruição, seja devido a incêndios florestais ou desmatamento. Mas há também boas notícias.

Uma equipe liderada pelo World Wide Fund for Nature (WWF) construiu um mapa de florestas ao redor do mundo, com a intenção de ajudar nos planos de restauração florestal de diversos países. A pesquisa envolveu o exame de mais de 30 anos de dados de imagens de satélite e a contribuição de especialistas de mais de 100 locais em 29 países diferentes.

O estudo resultou em uma imagem das áreas onde os esforços de restauração poderiam ser mais benéficos, e mostrou que quase 59 milhões de hectares de florestas - uma área maior do que a França continental - se regeneraram desde o ano 2000. Essa área de floresta tem potencial para armazenar o equivalente a 5,9 gigatoneladas de gás carbônico, mais do que os Estados Unidos emitem anualmente.

O que é a regeneração florestal?

Este termo se refere à restauração da floresta natural com pouca ou nenhuma intervenção dos seres humanos - O que vai desde não fazer nada pela floresta até plantar árvores nativas, cercar o gado ou remover plantas invasoras.

E, incrivelmente, o Brasil se destacou nas pesquisas - a Mata Atlântica está se tornando uma das histórias de sucesso do projeto, já que cerca de 4,2 milhões de hectares - uma área equivalente ao tamanho da Holanda - se regeneraram desde 2000. Este resultado significativo se dá por uma combinação de projetos planejados para restaurar a floresta, práticas industriais mais responsáveis e a tendência de migração das pessoas para os centros urbanos.

Outros pontos críticos de regeneração incluem a África central e o Canadá. Ao norte da Mongólia, 1,2 milhão de hectares de floresta também se regeneraram nos últimos 20 anos, em parte graças ao trabalho da Trillion Trees, parceira do WWF, e ao aumento da ênfase do governo na proteção ambiental.

Isto é o suficiente para frear o desmatamento?

O resultado mostra, sim, que a natureza é capaz de se restaurar sozinha, sem intervenção humana. Mas ainda assim, não é o suficiente: Entre 2001 e 2019, o estudo indicou que 386 milhões de hectares de cobertura de árvores foram perdidos em todo o mundo. Isso é uma área sete vezes maior do que a regenerada naturalmente.

Já sabemos que a regeneração natural da floresta costuma ser mais barata, mais rica em carbono e melhor para a biodiversidade do que as florestas plantadas. Esta pesquisa nos mostra por que a regeneração está acontecendo e como podemos recriar essas condições em outros lugares. - William Baldwin-Cantello, do WWF

Por isso, ainda precisamos caminhar em direção a práticas mais sustentáveis que interrompam o desmatamento. O mapa resultante da pesquisa será uma ferramenta valiosa para que órgãos preocupados com conservação, políticas ambientais e financiamentos descubram a melhor maneira de atuar nos próximos anos para promover a conservação da natureza ao redor do mundo.