Nasa lançará 4 missões em 2022 para estudar o clima da Terra
Em 2022 a NASA pretende lançar 4 novas missões que têm como objetivo coletar dados e informações a respeito do sistema climático da Terra. Essas informações ajudarão pesquisadores a entender melhor a respeito das mudanças climáticas e eventos extremos.
A NASA vai lançar 4 missões em 2022 para aprimorar a coleta de dados sobre o sistema climático terrestre. Esses dados fornecerão aos pesquisadores de ciências da Terra mais informações sobre sistemas e processos climáticos fundamentais, incluindo tempestades extremas, poeira atmosférica, águas em superfície e oceanos.
As 4 novas missões tem como objetivo aumentar a habilidade dos cientistas em monitorar as mudanças do planeta, focando em quatro temas de grande importância: os ciclones tropicais, a poeira atmosférica, extremos climáticos e os oceanos e outras superfícies aquáticas. Vamos entender mais sobre cada uma dessas missões!
TROPICS
A Missão TROPICS - Time-Resolved Observations of Precipitation structure and storm Intensity with a Constellation of Smallsats - tem como objetivo principal melhorar as observações de ciclones tropicais a partir de seis pequenos satélites que trabalharão em conjunto para fazer observações de microondas da precipitação, temperatura e umidade de uma tempestade a cada 50 minutos.
Os satélites, que possuem o tamanho equivalente a um pão, viajarão em pares em três órbitas diferentes, observando coletivamente a superfície da Terra com mais frequência que os satélites meteorológicos, aumentando significativamente os dados disponíveis para previsões meteorológicas em tempo quase real.
Em junho de 2021, o primeiro satélite da constelação começou a coletar dados para teste, inclusive coletou informações a respeito do furacão Ida em agosto de 2021. Os satélites TROPICS serão implantados em pares em três lançamentos diferentes, com previsão de conclusão até 31 de julho de 2022.
EMIT
O EMIT - Earth Surface Mineral Dust Source Investigation - rastreará a origem e composição das plumas de poeira que são levantadas pelos ventos nas regiões áridas da Terra e viajam por toda a Terra. A poeira pode afetar o clima, influenciando no equilíbrio radiativo e consequentemente na temperatura da atmosfera. Além disso, a poeira pode afetar a qualidade do ar e a saúde das pessoas em todo o mundo e, quando depositada no oceano, também pode desencadear o florescimento de algas microscópicas.
Com previsão de lançamento em 2022, o EMIT tem como objetivo principal durar um ano e será instalado na Estação Espacial Internacional. EMIT usará um instrumento chamado espectrômetro de imagem que mede a luz visível e infravermelha refletidas.
JPSS
O JPSS-2 é a próxima geração do programa operacional de observação da Terra da NASA/NOAA que adquire e distribui dados ambientais globais de vários satélites de órbita polar. Esses satélites fornecem dados precisos de temperatura e umidade da atmosfera, além das temperaturas da superfície do oceano, dados essenciais para previsão de tempestades severas.
Esses satélites também passam informações a respeito de inundações, incêndios florestais, vulcões, poluição, tempestades de poeira e gelo marinho. O satélite JPSS-2 deve ser lançado em 2022 da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, em um foguete Atlas V da United Launch Alliance.
SWOT
A missão SWOT - Surface Water and Ocean Topography - avaliará a quantidade de água que os oceanos, lagos e rios da Terra contêm. Essas medidas ajudarão os cientistas a compreender os efeitos das mudanças climáticas nos corpos de água doce e na capacidade do oceano de absorver o excesso de calor e gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono.
O satélite do tamanho de um SUV será lançado a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, a partir de um foguete SpaceX Falcon 9 em novembro de 2022.