Novas descobertas sobre o exoplaneta próximo à Terra onde chove vidro derretido com ventos de 800 km/h

O exoplaneta HD 189733 b possui características muito semelhantes às de Júpiter. Uma nova pesquisa revela que ele contém sulfeto de hidrogênio, algo raro fora do sistema solar. Quão importante é isso?

exoplaneta HD 189733 b
A superfície do exoplaneta HD 189733b atinge mais de 900°C, o suficiente para transformar algumas rochas em magma.

Um gigante gasoso do tamanho de Júpiter, com temperaturas escaldantes e chuvas de vidro pode ser a pista que os astrônomos precisam para descobrir se existe vida em outro lugar no Universo.

Estamos falando do exoplaneta HD 189733b que orbita a estrela HD 189733. Ele foi descoberto em 5 de outubro de 2005 por astrônomos franceses, através de uma observação configurada em toda a face de sua estrela hospedeira.

Observações anteriores mostraram que provavelmente chove vidro derretido no exoplaneta HD 189733b, e que pareceria ter sido soprado lateralmente por ventos de até 805 quilômetros por hora, cerca de três vezes a velocidade de um furacão de categoria 5 na Terra.

HD 189733b orbita a apenas 64 anos-luz da Terra, na constelação de Vulpecula. Tem raio e massa de aproximadamente 1,13 vezes maiores que os de Júpiter, e orbita extremamente próximo de sua estrela, cerca de 13 vezes mais próximo que Mercúrio do Sol, conseguindo completar uma órbita em apenas dois dias. A curta distância entre o exoplaneta e a sua estrela também explica a sua temperatura infernal. Sua superfície atinge mais de 900°C, o suficiente para transformar algumas rochas em magma.

O exoplaneta HD 189733b também foi relatado como sendo azul cobalto devido a uma atmosfera coberta de neblina contendo nuvens com vidro.

Novos dados revelados sobre o exoplaneta HD 189733b

Os astrônomos revelaram novos dados sobre este mundo alienígena único usando novos dados do Telescópio Espacial James Webb. Suas descobertas são apresentadas no artigo "Hydrogen sulfide and metal-enriched atmosphere for a Jupiter mass exoplanet".

A equipe de pesquisadores liderada pelo astrofísico Guangwei Fu, da Universidade Johns Hopkins, em Maryland, mediu oxigênio, dióxido de carbono, água e metais pesados na atmosfera de HD 189733b.

youtube video id=xxs_et1yQlY

Eles determinaram que o exoplaneta continha sulfeto de hidrogênio, um gás fedorento, incolor, venenoso e inflamável, semelhante ao cheiro de ovos podres e capaz de ser liberado aqui na Terra pela matéria orgânica em decomposição e pelos vulcões.

Os cientistas já suspeitavam da presença desse gás em gigantes gasosos distantes, uma vez que as atmosferas de Júpiter e Saturno contêm o mesmo composto. No entanto, este gás raramente é detectado fora do Sistema Solar.

A importância do enxofre

Segundo Fu, a descoberta do sulfeto de hidrogênio no exoplaneta quente de Júpiter será um passo fundamental para a busca dessa molécula em outros planetas e permitirá entender melhor como se formam diferentes tipos de planetas.

A presença de sulfureto de hidrogênio também significa que o exoplaneta suporta o elemento enxofre, que formaria blocos de construção vitais de moléculas mais complexas. Além disso, o enxofre é um elemento vital de quase tudo o que existe em todas as formas de vida na Terra.

Fu observou ainda que é altamente improvável que HD 189733b hospede vida extraterrestre devido à sua temperatura e clima infernais. No entanto, o fato de poder ser encontrado em mundos distantes fora do Sistema Solar significa que um exoplaneta semelhante também poderia abrigar alguma forma de vida extraterrestre.

Fu, G. et al. Hydrogen sulfide and metal-enriched atmosphere for a Jupiter-mass exoplanet. Nature, 2024.