O luto pode fazer com que envelheça mais depressa, conclui estudo

O luto pela perda de um ente querido pode fazer com que envelheça mais depressa, segundo uma nova investigação da Escola de Saúde Pública Mailman da Universidade de Columbia.

Os resultados sugerem que as pessoas que perderam familiares próximos apresentam sinais de envelhecimento biológico avançado.
Lee Bell
Lee Bell Meteored Reino Unido 4 min

É evidente que a perda de um ente querido pode ser uma experiência profundamente dolorosa, mas estudos recentes sugerem que pode ter um impacto mais profundo na nossa saúde do que se pensava.

Um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública Mailman da Universidade de Columbia e pelo Centro de Envelhecimento Butler Columbia descobriu que o luto causado por essa perda pode, de facto, acelerar o processo de envelhecimento.

Os resultados sugerem que as pessoas que perderam familiares próximos apresentam sinais de "envelhecimento biológico avançado", que se refere à deterioração das células, tecidos e órgãos ao longo do tempo. Segundo os pesquisadores, isso aumenta o risco de doenças crônicas.

Pessoas que sofreram perdas envelheceram biologicamente mais depressa do que as que não sofreram

Os cientistas medem o envelhecimento provocado pelo luto através de marcadores de DNA conhecidos como relógios epigenéticos. O estudo centrou-se nos efeitos da perda de um progenitor, parceiro, irmão ou filho, revelando que as pessoas que sofreram essas perdas envelheceram biologicamente mais depressa do que as que não sofreram.

"Poucos estudos analisaram a forma como a perda de um ente querido em diferentes fases da vida afeta estes marcadores de DNA, especialmente em amostras de estudo que representam a população dos EUA", afirmou Allison Aiello, principal autora do estudo.

"O nosso estudo mostra fortes ligações entre a perda de entes queridos ao longo da vida, desde a infância até à idade adulta, e o envelhecimento biológico mais rápido nos EUA".

O estudo contou com a colaboração do Carolina Population Center da UNC Chapel Hill, utilizando dados do National Longitudinal Study of Adolescent to Adult Health, que teve início em 1994-95 e acompanhou os participantes desde a adolescência até à idade adulta. Foi este mergulho profundo nos dados que permitiu aos pesquisadores medir o impacto da perda familiar durante as várias fases da vida.

E os efeitos da perda durante a juventude?

O estudo revelou também que os participantes que sofreram a morte de um ente querido durante a infância ou a adolescência (até aos 18 anos) e os que enfrentaram essas perdas na idade adulta (dos 19 aos 43 anos) apresentaram um envelhecimento biológico significativo.

Cerca de 40% dos participantes sofreram pelo menos uma perda na idade adulta, entre os 33 e os 43 anos, sendo a perda dos pais mais comum na idade adulta (27%) do que na infância e adolescência (6%).

"A ligação entre a perda de entes queridos e os problemas de saúde ao longo da vida está bem estabelecida", acrescentou Aiello. "Mas algumas fases da vida podem ser mais vulneráveis aos riscos de saúde associados à perda e a acumulação de perdas parece ser um fator significativo."

Os resultados sugerem que as pessoas que sofreram duas ou mais perdas tinham idades biológicas mais velhas, de acordo com vários relógios epigenéticos. A experiência de múltiplas perdas na idade adulta teve uma correlação mais forte com o envelhecimento biológico do que uma única perda e significativamente mais do que nenhuma perda.

À medida que a pesquisa prossegue, é evidente que os mecanismos de sobrevivência e os sistemas de apoio para aqueles que sofrem perdas são mais importantes do que nunca.

JAMA Network Open (2024). Familial Loss of a Loved One and Biological Aging.