O tamanho é importante e preocupa: a poluição aumenta os pênis?
Uma nova análise da Universidade de Stanford descobriu que o comprimento médio global do pênis aumentou 24% nos últimos 29 anos. E essa conclusão não é para risos, porque parece que essa mudança pode ser consequência de uma contaminação química.
Os pênis estão ficando mais longos e "deveríamos nos preocupar com isso", dizem os cientistas .De acordo com uma nova análise conduzida pela Universidade de Stanford, o comprimento médio do pênis ereto humano aumentou 24% entre 1992 e 2021. Em menos de 30 anos passou de 12,27 cm para 15,23 cm.
Os pesquisadores coletaram dados de 75 estudos ao longo dessas 3 décadas e avaliaram informações de 55.761 homens de todo o mundo. “O aumento ocorreu em um período de tempo relativamente curto. Qualquer mudança geral no desenvolvimento é preocupante, porque nosso sistema reprodutivo é uma das peças mais importantes da biologia humana", disse o pesquisador Dr. Michael Eisenberg. "Se estamos vendo mudanças tão rápidas, significa que algo poderoso está acontecendo com nossos corpos", acrescenta.
No entanto, os ganhos genitais não foram distribuídos igualmente em todo o mundo. Homens asiáticos e europeus experimentaram o maior aumento no tamanho do pênis, enquanto os falos dos homens norte-americanos diminuíram ligeiramente. Os pesquisadores esperavam ver uma diminuição no comprimento médio do pênis masculino ao longo do tempo, então esses resultados foram surpreendentes.
As causas
Eisenberg acha que o aumento pode ser outro indicador de que exposições ambientais, como poluentes químicos ou aumento do estilo de vida sedentário, estão causando mudanças relacionadas à reprodução.
“Pode haver vários fatores em jogo, como a exposição a produtos químicos, como pesticidas ou produtos de higiene, que interagem com nossos sistemas hormonais. Esses produtos químicos desreguladores endócrinos (existem muitos) existem em nosso ambiente e em nossa dieta. À medida que mudamos a constituição do nosso corpo, isso também afeta nosso ambiente hormonal. A exposição química também foi postulada como uma causa de meninos e meninas entrarem na puberdade mais cedo, o que pode afetar o desenvolvimento genital”, disse ele.
A pesquisa também sugere que os produtos químicos estão tendo um impacto profundo em nossos sistemas reprodutivos. A contagem de esperma entre os homens nos países ocidentais caiu 59% entre 1973 e 2011, de acordo com uma meta-análise de 185 estudos envolvendo 45.000 homens.
Os pesquisadores também analisam outras explicações tão amplas quanto mudanças na dieta, início precoce da puberdade ou prevalência de pornografia.
A nutrição melhorou em grande parte da Europa e da Ásia nas últimas décadas, permitindo que aqueles que vivem lá cresçam cada vez mais. Portanto, os pênis dos homens podem ter inchado em sincronia com o tamanho do corpo. Os homens na América do Norte, por outro lado, "sofreram" com o excesso de nutrição. Nas últimas décadas, eles se tornaram cada vez mais obesos e sedentários, o que pode reduzir a firmeza de uma ereção e, portanto, reduzir o tamanho do pênis.