O tempo realmente existe ou é uma ilusão criada pelo homem? A ciência tenta dar uma explicação

No futuro, a ciência compreenderá o que realmente é o tempo? O físico teórico alemão Albert Einstein foi claro sobre isso desde o início, mas desde então surgiram diversas definições.

tempo
O que é o tempo? É algo real ou é uma ilusão coletiva, como afirmou Einstein?

Todos conhecemos a genialidade deste cientista que deu sentido às leis da física e do Universo. Albert Einstein disse: “Olhe profundamente para a natureza e então você entenderá tudo melhor”. E foi isso que ele fez com muitas coisas, e também com a noção de “tempo”.

O que é o tempo?

Em um sentido geral, o tempo é uma quantidade física que “mede” a separação entre eventos, ou seja, entre causas e efeitos. A ideia de tempo vem evoluindo ao longo da história científica.

A percepção nos faz pensar que o tempo, ou o fluxo dos acontecimentos, pode ser ordenado em um esquema claro e conciso: coisas que já aconteceram (o passado), coisas que estão acontecendo agora (o presente) e coisas que estão prestes a acontecer (o futuro).

O futuro dos eventos são estados concretos de coisas em cada momento, como sequências de momentos congelados em ordem causal e sempre avançando.

Para a física clássica, desde Newton até meados do século 19, o tempo é absoluto. Foi pensado como um fluxo constante e preciso de acontecimentos, onde passado, presente e futuro são indivisíveis; e é o mesmo para todos os referenciais, para todos os observadores.

Definição moderna de tempo

A visão clássica do tempo entrou em colapso com a teoria da relatividade de Einstein. Está cientificamente comprovado, sem dúvida, que o fluxo dos acontecimentos ou do tempo é relativo para cada observador e depende da velocidade que possuem e da gravidade experimentada por cada um deles.

físico alemão Albert Einstein
O tempo é relativo para cada observador. Crédito: Pixabay.

Deste ponto de vista, o passado, o presente e o futuro são subjetivos, porque todos os três parecem estar acontecendo ao mesmo tempo, a cada momento. Este artigo e o leitor que o lê; É presente, passado e futuro para sempre.

Temos a noção clássica de tempo porque a nossa biologia o representa para nós assim, nas palavras de Einstein: “A distinção entre o passado, o presente e o futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente”.

Consequentemente, a passagem do tempo seria uma sensação subjetiva criada pelo nosso cérebro.

Einstein e seu "tempo" relativista

Einstein foi um revolucionário de seu tempo. Com suas teorias, demonstradas cientificamente em milhares de experimentos, ele deixa a porta aberta para pensar que o tempo não existe tal como o vivenciamos.

O assunto não é um tema trivial, pois ao relativizar o estado das coisas mostra que o Universo parece já estar determinado como um todo, mas não para cada momento de cada um de seus observadores.

Tudo o que é, foi e será já está em nosso Universo e não é divisível. A indivisibilidade do tempo parece ser a consequência final de suas teorias. Tudo está entrelaçado na trama espaço-tempo e isso é absoluto em seu binômio, mas espaço e tempo, separadamente, são relativos para cada indivíduo.

Evolução do Universo
Expansão do Universo desde o Big Bang e nascimento do tempo. Fonte: Wikipédia.

Ou seja, todos e cada um dos eventos que aconteceram, estão acontecendo e acontecerão já estão incluídos no Universo, naquele tecido espaço-temporal associado que se formou na singularidade do Big Bang. Por outro lado, espaço e tempo separadamente são relativos para cada indivíduo. Seu tempo e espaço são diferentes dos meus, e tudo é modulado pela velocidade com que você se move e pela gravidade que você experimenta.

O que Einstein propõe é que é possível que dois eventos ocorram simultaneamente na perspectiva de um observador, mas ocorram em momentos diferentes na perspectiva de outro.

A natureza do tempo

Do ponto de vista da relatividade, o tempo não passa da mesma forma para cada observador. Tudo vai depender da velocidade com que ele se move em relação ao outro e da sua situação no espaço. Tudo é relativo.

Do ponto de vista macroscópico, os efeitos da velocidade e da gravidade são insignificantes e não vivenciamos a relatividade, uma vez que nos movemos a velocidades muito baixas e estamos expostos a pequenas gravidades, embora elas existam e possam ser medidas cientificamente.

Um astronauta envelhece mais rápido porque está mais longe da Terra e para um velocista o tempo passa mais lentamente, embora seja quase imperceptível em termos absolutos. Para as partículas do mundo microscópico isso é evidente, pois se movem próximo à velocidade da luz.

Para o fóton, o tempo não existe

O caso extremo é o do fóton, que viaja na velocidade da luz. Para ele, o tempo pára. A natureza do fóton é mais que fascinante; já que ele próprio não experimenta passado, presente nem futuro.

Tudo está incluído na sua natureza e para ele não existe relatividade, tudo acontece, aconteceu e acontecerá no mesmo momento. E no final das contas são os fótons que dão sentido ao Universo, pois são os portadores da informação.

A luz parece conter a chave do tempo

Pode ser que a luz contenha a verdadeira natureza que abriga o tempo.

No “Universo” da relatividade de Einstein, vamos supor dois observadores A e B em repouso em dois lugares diferentes do Universo. Como eles não se movem um em relação ao outro, cada um não tem a sua realidade do 'agora'. Se um dos observadores se move em direção ao outro, suponha que B se mova em direção a A enquanto A permanece em repouso, B verá eventos do passado de A (o 'agora' de ambos mudou) e se ele se mover na direção oposta verá eventos do futuro de A.

De acordo com o exposto, momentos de sua vida poderiam ser observáveis por outro observador que se move em relação a você em outro lugar do Universo. É uma loucura, mas o fóton parece ser a chave que decifraria o código secreto do tempo.

O mundo quântico (o fóton) gera o tempo e o mundo macroscópico o vivencia, e o vivencia em uma única direção, a da flecha do tempo (aquela percebida pelos nossos sentidos).

Os “mundos” do pequeno e do grande

O que acontece é que as realidades do mundo macroscópico, com as suas galáxias, estrelas, planetas e asteroides, são explicáveis com a teoria da relatividade, mas as realidades do mundo microscópico das partículas, quarks, fótons e assim por diante, são explicáveis com a mecânica quântica. E ambas as teorias são incompatíveis.

Einstein sabia disso: sua teoria da relatividade não corresponde às leis da mecânica quântica. Foi a sua matéria final, que não teve “tempo” para resolver.

Desde então, o esforço atual dos cientistas tem sido combinar com sucesso ambas as teorias para fornecer uma explicação de ambos os mundos. Nesse momento, finalmente, poderemos dar sentido a tudo e também ao “tempo”.