Onda de calor também afeta seu celular e computador. Saiba como protegê-los
Sabemos que as altas temperaturas afetam nosso cérebro, mas você sabia que isso também afeta seus aparelhos eletrônicos que você tanto usa no dia a dia? Confira os cuidados que você deve ter durante uma onda de calor.
Já contamos aqui na Meteored sobre o que acontece ao corpo de uma pessoa que sofre com o calor extremo e os impactos na saúde, podendo mesmo levar à fatalidade. Nesse caso, vamos contar como o calor pode afetar gravemente os aparelhos eletrônicos que você tanto utiliza no dia a dia: seu celular e laptop.
Na era do trabalho digital, do trabalho remoto ou do freelancer, trabalhar ao ar livre a partir do celular ou laptop parece realmente uma ótima ideia, mas no verão é preciso tomar precauções, principalmente nos dias em que temperaturas sufocantes invadem nosso ambiente.
Seu celular sofre com altas temperaturas
Dispositivos eletrônicos não funcionam da mesma forma quando ficam expostos a temperaturas extremas por muito tempo. No caso dos celulares, o componente básico mais sensível à luz solar e às altas temperaturas é a bateria.
As altas temperaturas danificam os eletrodos, causando degradação e perda de capacidade devido ao aumento da resistência. Por outro lado, danifica a camada protetora e o eletrólito porque o sal de lítio que transporta os íons de um eletrodo para outro se decompõe com altas temperaturas e, consequentemente, deixa de transportá-los.
O calor extremo e persistente também afeta a cola que mantém unidas as partículas do material ativo; ela se desprende, fazendo com que o contato elétrico necessário para as reações eletroquímicas seja perdido.
As baterias são feitas de íons de lítio com diferentes características e produtos químicos, podendo operar idealmente entre 15 e 35 °C. Alguns dispositivos não permitem carregamento fora da faixa de 0 a 45°C e sua vida útil é reduzida. Quando a temperatura ultrapassa os 50 °C as baterias podem inchar e arrebentar a tela, quebrar também a placa e, no caso mais extremo, incendiar-se e, claro, causar-lhe danos.
Como proteger seu celular do calor
Segundo especialistas, para proteger nosso celular de altas temperaturas, se ele já esquentou muito você deve: desligá-lo ou colocá-lo em modo avião, retirar a capa e o carregador e deixar esfriar em local escuro e fresco, não guarde na geladeira para acelerar o processo de resfriamento, pois mudanças bruscas de temperatura também afetam as baterias.
Para evitar que seu celular reduza sua vida útil em um dia de calor extremo, é recomendado: não execute aplicativos pesados simultaneamente, e não o exponha ao Sol, um erro muito comum é deixá-lo dentro do carro exposto ao sol. radiação ou ao ar livre quando você estiver na praia ou piscina.
Seu laptop sofre com altas temperaturas
É importante saber que os usos de computador que mais demandam hardware e aumentam a temperatura do seu aparelho são aqueles que lidam com gráficos e imagens. Videogames com muitos gráficos ou renderização 2 ou 3D são processos “pesados” que aumentam a temperatura do seu PC.
Você não apenas notará que seu laptop funciona muito mais lento e exigente, mas o dispositivo se reiniciará preventivamente, como defesa para baixar a temperatura, ou desligará diretamente. Na pior das hipóteses, também pode causar uma explosão devido ao superaquecimento do aparelho, danificando-o completamente ou reduzindo sua vida útil.
Como proteger seu laptop do calor
Uma importante medida preventiva que poucos aplicam é retirar a poeira e fiapos que aderem às ventoinhas internas e aos sistemas que resfriam as unidades de processamento do seu computador, para conseguir uma circulação de ar adequada.
Tal como acontece com o celular, evite colocar o dispositivo eletrônico ao sol ao ar livre, perto de uma janela com luz solar direta, ou em ambiente com temperaturas que se aproximem dos 40°C, como estamos a vivenciando neste verão em vários casos.
Se você executa programas de alto desempenho que inevitavelmente elevam a temperatura do seu laptop, você deve utilizar programas específicos para regular a velocidade da ventoinha integrada, e poder adaptá-la manualmente, conforme recomendação de profissionais da área.
Além disso, o uso de coolers externos como acessório ajuda muito nesses casos de calor extremo para evitar danos ao seu aparelho. Um cooler para notebook, também conhecido como ventilador portátil, irá proteger e prolongar a vida útil do seu equipamento, já que a principal função deste dispositivo é evitar o superaquecimento do seu notebook, aumentando o fluxo de ar e a dissipação de calor dentro do notebook.