Os alienígenas estão nos espionando? A hipótese do zoológico, a resposta mais provável ao "Paradoxo de Fermi"

Por que ainda não temos evidências de vida extraterrestre inteligente? É possível que os alienígenas nos observem como num zoológico ou estamos realmente sozinhos no universo?

ET presentes
O "paradoxo de Fermi" refere-se à contradição entre a expectativa de que a vida tecnologicamente avançada deveria ser comum no universo e as dificuldades em encontrá-la.

Em 1950, o físico italiano Enrico Fermi – o homem que construiu o primeiro reator nuclear do mundo – estava visitando colegas e amigos no Laboratório Nacional de Los Alamos, onde havia trabalhado como diretor associado no Projeto Manhattan. Menos de três anos se passaram desde o incidente do OVNI em Roswell, e o assunto era onipresente. Na hora do almoço o assunto foi tocado e Fermi, depois de ficar um pouco em silêncio, exclamou: "Onde estão todos?"

A questão é que, se nos basearmos no fato de que a idade do Universo é de cerca de 13,8 mil milhões de anos, e que o sistema solar só existiu durante quase um terço desse período, cerca de 4,5 mil milhões de anos, e considerando que a presença de ingredientes necessários para que a existência de vida seja mais abundante no universo do que se pensava anteriormente, Fermi se perguntou se a vida surgiu aqui, é provável que também tenha acontecido em outros lugares. Então, por que ainda não encontramos nenhuma evidência de inteligência extraterrestre?

Essa proposição é hoje conhecida como o “Paradoxo de Fermi”, uma contradição entre uma expectativa amplamente aceita de que a vida tecnologicamente avançada deveria ser comum no universo, e a ausência de qualquer evidência disso. E ainda hoje não encontramos uma resposta satisfatória para este dilema.

ET telefone para casa

A humanidade, de uma forma ou de outra, tem buscado vida extraterrestre, algum tipo de evidência de que não somos o único lugar com vida na vastidão do universo.

Só na nossa galáxia existem cerca de cem mil milhões de estrelas, muitas delas semelhantes ao nosso Sol e também mais antigas que a nossa estrela. É altamente provável que algumas dessas estrelas sejam orbitadas por planetas, alguns que até tenham condições para a existência de vida.

Se neles se desenvolveu vida, terão passado por períodos de estabilidade que permitiram o desenvolvimento de vida inteligente. E se apenas algumas dessas civilizações conseguiram sobreviver ao longo do tempo, é provável que os seus avanços tecnológicos lhes tenham permitido desenvolver formas de viajar no espaço. E embora estejam a uma grande distância da Terra, tiveram tempo suficiente para chegar ao nosso planeta.

Contato Sagan
Baseado no livro homônimo de Carl Sagan, "Contato" foi lançado em 1997, onde um cientista do SETI que encontra evidências confiáveis de vida extraterrestre é escolhido para fazer contato pela primeira vez com uma civilização mais avançada.

A questão de Fermi levantou muitas resoluções possíveis, mas as limitações da própria evolução humana - já que estivemos no universo apenas 0,01% de sua existência total -, nosso conhecimento limitado dele e das ciências, são elementos que não nos permitiram para encontrar uma resposta definitiva.

O problema ou "Paradoxo de Fermi" vai além de perguntar se os alienígenas já nos visitaram ou não; a questão é se um dia poderemos ter contato com uma civilização extraterrestre... se ela existir.

De raridades e zoológicos

SE revisarmos as tentativas de soluções para o "Paradoxo de Fermi", encontraremos as seguintes entre as mais comuns:

  • A vida inteligente é mais rara do que você pensa.
  • As suposições sobre o desenvolvimento ou comportamento de espécies inteligentes são falhas.
  • A compreensão científica atual da natureza do universo está incompleta.
  • A vida inteligente tem uma tendência natural para se destruir.
  • Se os planetas que têm vida fora do nosso sistema solar são comuns, uma civilização extraterrestre se limitaria a procurar contato apenas com planetas onde tenha confirmada a existência de vida inteligente... por isso é apenas uma questão de continuar a esperar por dezenas, milhares ou milhões de anos.
  • É razoável acreditar que uma forma de vida suficientemente inteligente para viajar até ao nosso planeta possa permanecer aqui sem ser detectada.
Mr Spock
Na série cult Star Trek, os vulcanianos eram uma civilização muito avançada que usava a hipótese do zoológico com os terráqueos. Mais tarde foi chamada de Primeira Diretriz, e foi utilizada pela Frota Estelar, no universo ficcional da série.

Na série Star Trek, os Vulcanianos, espécie humanoide originária do planeta Vulcano, localizado a 15 anos-luz do planeta Terra e conhecido por seu estilo de vida baseado na razão e na lógica, alcançaram um importante grau de conhecimento tecnológico que lhes permitiu viajar pelo espaço em alta velocidade. Embora em uma dessas viagens ao sistema solar tenham descoberto vida inteligente na Terra (em 1953), eles não fizeram contato com os terráqueos até o ano de 2063, quando uma nave vulcana detectou um sinal de dobra vindo da Terra, uma indicação de que as tecnologias avançadas tornou a civilização terrestre madura o suficiente para contatá-la.

A Federação Unida dos Planetas (estado interplanetário fictício em Star Trek) baseou-se neste princípio para emitir a "Primeira Diretriz", um princípio orientador da Frota Estelar que proíbe seus membros de interferir no desenvolvimento interno e natural de civilizações extraterrestres.

Zoológico humanos
Uma das respostas mais precisas ao paradoxo de Fermi é a hipótese do zoológico, onde os animais em exposição seriam humanos.

Em resposta ao paradoxo de Fermi, John Ball, radioastrônomo do MIT, publicou a “Hipótese do Zoológico” em 1973, um trabalho no qual afirmava que “o aparente fracasso daquela vida (extraterrestre) em interagir conosco pode ser entendido em termos da hipótese de que fomos separados como parte de uma área selvagem ou de um zoológico”.

Brincando de esconde-esconde

É realmente improvável que descubramos se vivemos em algum tipo de simulação. No entanto, se a hipótese do zoológico estiver correta, poderemos eventualmente saber. O que não sabemos é o limite determinado pelos extraterrestres ao aplicar a sua “Primeira Diretriz ”. Nossa tecnologia está se tornando cada vez mais sofisticada e, embora ainda não conheçamos todos os mistérios do universo, seria cada vez mais difícil que eles se escondessem de nós.

A onda de avistamentos recentes de FANI (Fenômenos Aéreos Não Identificados) em diferentes partes do planeta gerou medos na população, ao mesmo tempo que desencadeou uma série de teorias conspiratórias, alimentadas também pela inação ou falta de informação do governo. E se algum desses avistamentos puder ser atribuído à inteligência extraterrestre, isso significa que eles não estão intervindo nos nossos assuntos, ou pelo menos não de uma forma sensata.

Embora a hipótese do zoológico seja um pouco rebuscada, é a mais plausível. Isso, ou que efetivamente não há ninguém além de nós no universo.

É muito provável que não vejamos nenhum alienígena porque eles estão se escondendo de nós intencionalmente. E no momento eles estão muito bem.

Referência da notícia

What is the zoo hypothesis for alien life? 18 de diciembre de 2024. Paul M. Sutter, Universe Today