Os animais conseguem “prever” desastres naturais? Veja o que diz a ciência

Será que animais podem sentir quando vai acontecer um desastre natural? Segundo a ciência, é possível: alguns possuem sentidos aguçados que lhes permitem detectar mudanças no ambiente.

aves migratórias
Aves migratórias podem sentir desastres naturais como ciclones, tempestades e tsunamis. Crédito: John Fowler/Creative Commons.

Você já deve ter visto na internet algum vídeo de cachorros, por exemplo, que saem correndo de um local na iminência de ser atingido por um tsunami ou terremoto, não é mesmo?

Pois então... há tempos que a ciência vem pesquisando para tentar descobrir se os animais, de fato, conseguem “prever” esses desastres naturais, nos alertando do que vai acontecer. Trouxemos aqui um apanhado sobre o assunto, e respondendo então: eles podem ou não “prever” tais fenômenos? Acompanhe conosco.

Como os animais são capazes de antecipar desastres naturais

Acontece que muitos animais têm sentidos de audição, olfato e visão mais desenvolvidos do que os dos humanos, o que lhes permite perceber alterações ambientais bem antes de elas atingirem um local.

Cientistas ao redor do mundo já encontraram evidências de que animais sentem alguns eventos ameaçadores, como tornados e incêndios florestais, o que pode ajudar na antecipação de ações de preparação da população.

ave com rastreador na pata
O projeto francês Kivi Kuaka instala rastreadores de GPS em aves migratórias para observar como elas reagem a ciclones, tsunamis e terremotos. Crédito: Kivi Kuaka Project.

Carlos Stênio, biólogo e colunista do blog Vida de Bicho, isso acontece porque os animais são mais sensíveis a indicadores sutis da natureza do que os humanos. Ele conta haver relatos de bichos que vivem no interior do solo e são sensíveis aos movimentos de placas tectônicas, então eles acabam “fugindo” em direção à superfície do solo; assim como aves que mudaram sua trajetória de migração para evitar tempestades, e ovelhas que ficaram estressadas e se esconderam antes de um furacão.

Porém, em contrapartida, a geóloga Wendy Bohon afirmou em entrevista à ABC News que desconhece a existência de estudos convincentes que mostram que cães e outros animais conseguem prever terremotos, ou que sabem que vai acontecer um terremoto antes mesmo do abalo acontecer.

E ela diz que é melhor evitar o uso da palavra “prever” para evitar anúncios enganosos, pois insinua que animais são “psíquicos em vez de sensitivos”. Segundo ela, a capacidade dos cães em sentir as ondas primárias de um terremoto é mais sobre como eles percebem, antes, terremotos que já começaram. No entanto, essa habilidade ainda é bastante útil para salvar vidas.

Os casos documentados

As toutinegras de asas douradas, uma espécie de pássaro, por exemplo, evacuaram uma região do Tennessee, nos Estados Unidos, mais de 24 horas antes de uma série devastadora de tornados atingir a área, segundo um estudo de 2014 publicado na revista Current Biology. Os autores sugeriram que as aves migratórias ouviram o infra-som – som em frequências muito baixas para os humanos ouvirem – associado às tempestades e o consideraram um sinal de alerta para a tempestade. Henry Streby, biólogo da Universidade da Califórnia em Berkeley, explicou na época que o infrassom de tempestades intensas viaja a uma frequência na qual os pássaros estariam sintonizados para ouvir.

Toutinegra de asas douradas
Toutinegra de asas douradas. Crédito: Education Images/Universal Images Group/Getty Images.

Outro estudo, feito por pesquisadores da Sociedade Max Planck da Alemanha, investigou se várias espécies de animais poderiam detectar um terremoto que se aproximava. Os autores descobriram que, coletivamente, os animais (vacas, ovelhas e cães) exibiam mais movimentos antes de um terremoto com até 20 horas de antecedência.

Em um estudo de 2006, cientistas chineses monitoraram o comportamento de cobras e perceberam que quando um terremoto está prestes a acontecer, elas saem de seus ninhos, independente do clima, algo incomum na espécie estudada.

Um caso emblemático aconteceu em 2004 na Ásia, quando um dos terremotos mais intensos já registrados no continente atingiu vários países, com magnitudes entre 9,1 e 9,3 na escala Richter. O sismo gerou uma série de tsunamis no Oceano Índico.

Na época, moradores relataram à BBC que perceberam um comportamento diferente nos animais. Elefantes buscaram pontos mais altos, flamingos deixaram seus ninhos e cães se negaram a sair das casas. Búfalos, vacas, cabras, gatos e pássaros também foram avistados fugindo para longe do mar.

Então, respondendo: os animais não conseguem prever, no sentido literal da palavra, um desastre natural, mas os estudos científicos têm mostrado que eles possuem sim sentidos aguçados que os alertam da ocorrência de um fenômeno como tempestades, terremotos, furacões, e isso modifica o comportamento dos animais momentos antes.

Referências da notícia:

BBC News Brasil. “Os animais que detectam desastres naturais”. 2022.

Vida de Bicho/G1. “Animais podem “prever” desastres naturais, dizem especialistas”. 2022.

Gizmodo/UOL. “Startup está buscando ajuda dos cães para prever terremotos”. 2024.

CNN Brasil. “Animais que podem “prever” o clima, de acordo com a ciência”. 2024.