Os raios-X permitirão que asteroides de até 4 km capazes de atingir a Terra sejam desviados

São décadas tentando desenvolver um método para destruir ou desviar asteroides perigosos da Terra. Agora, após a bem-sucedida missão DART, surge o experimento revolucionário baseado em raios-X que pode salvar o planeta.

asteroides, Terra
Os raios X permitirão que asteroides de até quatro quilômetros de extensão que ameaçam a Terra sejam desviados.

Os cientistas sabem que para pôr em perigo a vida na Terra seria necessário um meteorito com cerca de 10 quilômetros de diâmetro, como o impacto do conhecido asteroide Chicxulub que colidiu com a Terra há 66 milhões de anos e desencadeou uma extinção em massa (que incluiu os dinossauros), mega-tsunamis e um período de aquecimento global que durou cerca de 100 mil anos... e ainda assim alguma vida sobreviveu.

Pesquisadores estimam que seria necessário um meteorito 10 vezes maior (100 quilômetros) que o Chicxulub para acabar permanentemente com a vida no planeta. Porém, um de 60 metros de diâmetro tem potencial para destruir uma cidade inteira.

É por isso que todos os meses o Departamento de Coordenação de Defesa Planetária (PDCO) da NASA publica uma atualização com os números mais recentes sobre os esforços de defesa planetária da agência, abordagens a objetos próximos da Terra e outros dados relevantes sobre cometas e asteroides que podem representar um perigo de impacto no nosso planeta.

Lembremos daquela primeira missão de teste de defesa planetária projetada para mudar o curso de um asteroide, a Double Asteroid Redirection Test (DART) da NASA, que após muitos anos de trabalho, cálculos e preparação foi lançada, a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, uma espaçonave rumo a um asteroide em 2021.

O objetivo, naquela época, era testar a viabilidade de desviar asteroides potencialmente perigosos. O teste DART conseguiu alterar a órbita de Dimorphos em torno de seu asteroide companheiro, Didymos. Esse impacto, que ocorreu a uma velocidade de 6,6 km/s, conseguiu alterar a trajetória do asteroide, e também gerou uma nuvem de destroços.

O teste DART demonstrou que objetos próximos à Terra podem ser atacados com sucesso; mas desviar os asteroides mais perigosos requer concentrações de energia semelhantes às de explosões nucleares. No entanto, os objetivos adequados para missões práticas são escassos.

Este teste DART é muito caro e requer muito trabalho e tempo de preparação, razão pela qual os cientistas continuam pesquisando para encontrar um novo método eficaz e rápido para mitigar futuros impactos de rochas contra a Terra.

asteroide, meteorito, Terra
No experimento, os cientistas usaram raios-X de um dispositivo nuclear e os apontaram para dois asteroides que conseguiram desviar da Terra.

A revista Nature Physics acaba de publicar um experimento sobre o desvio de um asteroide em um laboratório usando raios-X. Os resultados do estudo confirmam que esta tecnologia poderá ser utilizada para futuras missões de defesa planetária.

Raios-X para salvar a Terra

Nathan Moore, doutor em engenharia química do laboratório Sandia National Laboratories, juntamente com seu grupo de trabalho, utilizaram raios-X de um dispositivo nuclear e os apontaram para dois 'asteroides' no vácuo, um feito de quartzo e outro feito de sílica fundida, cada um com 12 milímetros de largura.

Em ambos os experimentos, os cientistas observaram que pulsos de raios-X de um denso plasma de argônio gerado na máquina Z (um dispositivo de energia pulsada) aqueceram a superfície dos dois asteroides, causando uma pequena explosão seguida por uma coluna de vapor, que gerou impulso transferido para os alvos, a velocidades de aproximadamente 70 m/s.

A explosão resultante acelera material asteroidal simulado em uma missão de interceptação de asteroides em escala. As velocidades de desvio de cerca de 70 m/s para os alvos correspondem às previsões do modelo de radiação hidrodinâmica.

Posteriormente, eles analisaram esses resultados através de simulações numéricas que sugeriram que objetos próximos à Terra, com um diâmetro de cerca de 4 quilômetros, poderiam ser desviados usando este método. Isto mostra uma forma viável de se preparar para futuras missões de defesa planetária.

asteroide, impacto, Terra
Um meteorito de 60 metros de diâmetro seria capaz de destruir uma cidade inteira, mas não existe tal ameaça à vista.

O próximo objetivo é testá-lo com outros materiais, estruturas e diferentes pulsos de raios-X, já que a coluna de vapor gerada depende muito da composição química do asteroide.

Que asteroides ameaçam a Terra?

O último aviso emitido pelo PDCO foi no dia 9 de setembro para o 2024 ON, com 290 metros de diâmetro, e cuja maior proximidade com a Terra foi no dia 17 de setembro de 2024. Neste momento, ele está a mais de 1 milhão de quilômetros da Terra.

O FW13 2013, de 155 metros, também se aproximará em poucos dias. No último ano, mais de 100 asteroides passaram mais perto do que a distância que nos separa da Lua. Dois deles no último mês, entre um total de mais de 35 mil asteroides descobertos que passarão perto da Terra.

asteroides, Terra
O departamento de Vigilância de Asteroides da NASA trabalha para encontrar ameaças potenciais de asteroides para proteger a vida na Terra.

Ainda não encontramos nenhuma ameaça significativa de impacto de asteroide na Terra, mas continuamos procurando a possibilidade (..) Nosso objetivo é encontrar qualquer possível impacto o mais cedo possível, para que possa ser atuado e desviado ”, disse Lindley Johnson, oficial de defesa planetária da NASA.

Referências da notícia:

Moore, N. W. et al. Simulation of asteroid deflection with a megajoule-class X-ray pulse. Nature Physics, 2024.

NASA. "NASA, SpaceX Launch DART: First Test Mission to Defend Planet Earth". 2021.