Os sete eventos astronômicos que irão surpreendê-lo em 2024

Você é apaixonado pelo espaço e gostaria de preparar sua agenda para aproveitar o que a abóbada celeste nos reserva em 2024? Aqui contamos a você os eventos astronômicos mais notáveis do ano.

astronomia 2024
Superluas, chuvas de meteoros, vários eclipses e muitos outros eventos astronômicos nos aguardam para desfrutar em 2024.

Eventos de luxo vão coroar o céu neste ano, que também começou em grande estilo. Há poucos dias, a Terra passou pelo ponto da sua órbita mais próximo do Sol, conhecido como periélio.

Na noite de 3 e 4 de janeiro, foi atingido o pico da primeira chuva de meteoros de 2024: as Quadrântidas ofereceram um espetáculo de até 120 meteoros por hora. O mês fechará com chave de ouro, já que na quinta-feira, dia 25, chega a primeira lua cheia do ano, a Lua do Lobo.

Quais são as 7 “maravilhas” astronômicas?

Uma série de fenômenos astronômicos serão marcos durante este novo ano. Por isso decidimos fazer uma seleção com as maravilhas celestiais que você não pode perder. Além disso, prevemos que ocorrerão auroras incríveis em 2024, já que o Sol está atingindo sua atividade máxima.

25 de março: Eclipse lunar penumbral

O primeiro eclipse de 2024 será um eclipse lunar penumbral que ocorrerá em 25 de março e atingirá seu máximo às 7h12 UTC-3. Será visível nas Américas, Antártica, Alasca e nordeste da Rússia, informam no portal In The Sky.

8 abril: Eclipse total do Sol

Apenas alguns privilegiados poderão observar este eclipse solar total, que ocorrerá no dia 8 de abril. Sua carreira incluirá territórios no México, Estados Unidos e Canadá. Naquele momento em que a Lua cobrir completamente o disco do Sol, o eclipse atingirá a totalidade e serão vivenciados três minutos e meio a quatro minutos de escuridão.

eclipse solar total
O evento mais esperado do ano é, sem dúvida, o eclipse solar total, que ocorrerá no dia 8 de abril e atravessará grande parte da América do Norte.

21 de abril: Primeiro cometa visível do ano

Um cometa gigante, chamado 12P/Pons-Brooks, está viajando rapidamente em direção ao interior do sistema solar. A partir de 12 de abril poderemos vê-lo no céu ocidental perto de Júpiter. Até 21 de abril, atingirá o ponto mais próximo do Sol, o que lhe permitirá atingir o brilho máximo.

12 de agosto: pico da chuva de meteoros Perseidas

Entre 12 e 13 de agosto, haverá uma grande explosão no céu. Este é o momento mais ativo da chuva de meteoros Perseidas, uma das melhores do ano. Em média, até 100 meteoros podem ser vistos por hora, dependendo da NASA.

18 de setembro: Superlua e eclipse lunar parcial

Este ano teremos a bela coincidência de uma Superlua e um eclipse lunar parcial, que acontecerá no dia 18 de setembro. A Lua Cheia da Colheita parecerá 7% maior e 15% mais brilhante. Além disso, o eclipse parcial será visto nas Américas, Antártica, África, Europa, Ásia Ocidental e sudoeste da Rússia.

superluna
Este ano teremos várias superluas: entre elas está a de 18 de setembro, que coincidirá com um eclipse lunar parcial.

2 de outubro: Eclipse Solar Anular

Um anel de fogo será visto por outros sortudos no dia 2 de outubro. Não será visto no Brasil. O primeiro avistamento será na Ilha de Páscoa e terá pico às 19h07 UTC-3. Será visto também no sul do Chile, na Argentina e partes da Antártica. A anularidade terá duração de 6 minutos e 23 segundos, esclarece a National Geographic.

4 de dezembro: conjunção da Lua e Vênus

Um presente de final de ano para os observadores será o momento em que a Lua e Vênus se alinharão no céu em 4 de dezembro. Os objetos mais brilhantes, depois do Sol, serão vistos – melhor com um telescópio ou binóculos – na constelação de Sagitário.