"Ouro" para o seu jardim: conheça os benefícios da casca de ovo para as suas plantas
Esse resíduo orgânico é rico em cálcio e outros componentes essenciais para o crescimento das plantas. Aqui contamos algumas de suas contribuições para que você possa aproveitá-las.
Frito, cozido, escalfado. Independentemente da forma como o come, o ovo de galinha é um alimento que está presente na dieta de muitas pessoas e que nos fornece um elevado contributo nutricional. Infelizmente, não podemos consumir a casca - a menos que seja processada - e a maior parte dela vai para os aterros.
Se é um amante da jardinagem e gosta de ter a sua casa cheia de plantas bonitas e saudáveis, deixe-me dizer-lhe que existe aqui um tesouro escondido. Para além do seu valor nutricional na dieta humana, o ovo, especificamente a sua casca, oferece benefícios surpreendentes no que diz respeito à saúde e vitalidade dos nossos jardins.
O portal Ecología Verde indica que as cascas de ovos de galinha são constituídas por 96% de carbonato de cálcio, o que constitui uma fonte de cálcio muito rica e ecológica para começar a utilizar nas nossas rotinas de jardinagem.
Crescer forte e saudável
Como explica um artigo publicado pela Universidade de Antioquia, na Colômbia, uma das principais funções da casca do ovo de galinha é servir de reserva mineral para o embrião da ave.
É ainda especificado que "é constituído por 95% de compostos minerais e entre 3,0% a 3,5% de componentes orgânicos, proteoglicanos e proteínas como a ovocleidina 116, a ovotransfenina, a ovalbumina, a ovalixina 32, a ovocleidina 17, a osteopontina (OPN) e a lisozima, que estão envolvidas na morfologia dos cristais de calcite, bem como na proteção microbiana e na regulação da mineralização das cascas".
Então, como é que todos estes compostos ajudam as nossas queridas plantas? O portal Mundo Agropecuário detalha cinco benefícios da utilização da casca de ovo de galinha para as nossas plantas:
- Fonte de cálcio e de outros nutrientes essenciais: O seu elevado teor de cálcio, potássio e magnésio contribui para o crescimento das células e para a formação das estruturas celulares das plantas.
- Repelente natural de pragas: A textura afiada das cascas de ovo esmagadas atua como uma barreira natural contra certos insetos e animais rastejantes.
- Fertilizante de longa duração: Uma vez esmagadas, as cascas de ovo decompõem-se gradualmente no solo, libertando nutrientes essenciais ao longo do tempo.
- Ajuste do pH do solo: O cálcio presente nas cascas de ovo pode ajudar a equilibrar o pH do solo, especialmente em solos ácidos.
- Estimular a compostagem: À medida que se decompõem, fornecem uma dose adicional de cálcio e outros nutrientes ao composto, enriquecendo o produto final que pode depois ser utilizado para fertilizar o jardim.
Um “chazinho” de casca de ovo?
Não, não é para beber, lembre-se, é para as suas plantas. Outra forma em que a casca de ovo se está a tornar popular para utilização na jardinagem é através de uma infusão.
De acordo com um artigo publicado no portal Mejor con Salud, regar as suas plantas com água de casca de ovo, para além de ser uma prática sustentável, traria vários benefícios para as manter em bom estado.
Alguns dos benefícios mencionados são:
- Estabelece uma barreira protetora contra os caracóis e as lesmas;
- Reforça o sistema radicular das plantas;
- Proteção contra o stress térmico.
Agora que já sabe, tire partido deste recurso natural não só para promover a saúde das nossas plantas, mas também para contribuir para um ciclo sustentável no jardim e no ecossistema em geral.
Não subestime o poder deste tesouro escondido na sua cozinha!