Ouvir música enquanto trabalhamos... pode melhorar a nossa produtividade?
A música é a nossa companhia preferida, em todos os momentos e em todos os lugares. Relaxa muitas pessoas, motiva outras. Isso pode nos tornar mais produtivos quando estudamos ou trabalhamos?
Devo confessar que não consigo trabalhar confortavelmente se não tiver música de fundo. Por outro lado, a minha esposa precisa de silêncio para se concentrar. Essa polêmica não acontece apenas na minha casa, mas pesquisas indicam que essas diferenças são comuns, já que não há uma resposta única sobre esse assunto: algumas pessoas precisam de música de fundo para se concentrar, enquanto para outras a música é uma fonte de distração.
O poder sugestivo da música é infinito. E a forma como isto pode influenciar os nossos locais de trabalho dependerá de vários fatores, incluindo o tipo de atividade, traços de personalidade e o tipo de música ouvida. Vamos ver como esses fatores atuam.
A personalidade
A personalidade tem uma influência fundamental sobre se a música de fundo pode aumentar a produtividade ou distrair no local de trabalho, o que se relaciona com o nível ideal de alerta mental e com a prontidão do cérebro para processar novas informações.
Uma pesquisa de 2014 indica que, em condições de nível ideal de alerta mental, a música de fundo como estímulo externo pode melhorar o desempenho e a produtividade.
Uma personalidade introvertida pode precisar de menos estímulo externo para se concentrar bem. Para os introvertidos, a música de fundo pode levá-los a ultrapassar o nível ideal, provavelmente reduzindo a produtividade.
Os extrovertidos, por outro lado, têm níveis iniciais mais baixos de alerta mental e prontidão cerebral para processar novas informações internas, por isso precisam de mais estimulação externa para funcionar no seu nível ideal.
Nos introvertidos, a música de fundo pode reduzir a produtividade em comparação aos extrovertidos, especialmente quando a música é muito excitante.
O que você está fazendo
A pesquisa demonstrou que a natureza das tarefas realizadas pode ter efeitos significativos na presença de música de fundo.
Devido às conexões cerebrais entre a música e a linguagem, tentar ler e escrever ao mesmo tempo que ouve músicas complexas, especialmente músicas com letras, pode ser particularmente difícil, de acordo com um estudo de 2010 que analisou os efeitos da música na compreensão de leitura de estudantes do ensino médio nos Estados Unidos.
Mas se você estiver realizando uma tarefa simples ou repetitiva, ou manual, ter música tocando em segundo plano pode ajudar especialmente a melhorar o desempenho, especialmente se for otimista e complexo.
Nestes casos, os efeitos da música de fundo no nosso cérebro servem para nos motivar e manter a atenção, ao mesmo tempo que ativam redes de recompensa no cérebro.
Escolha o tipo de música
Uma pesquisa de 2011 da Universidade Macquarie, na Austrália, mostrou que música rápida e alta pode ser mais prejudicial do que música suave e lenta para tarefas complexas, como compreensão de leitura.
Outro estudo de 2002, realizado com crianças de 10 a 12 anos, concluiu que ouvir música calmante pode trazer mais benefícios para a memória do que ficar em silêncio durante a execução de tarefas, enquanto música agressiva e desagradável pode ter o efeito oposto.
Escolher uma música que esteja de acordo com suas preferências, que seja gratificante e que faça você se sentir bem provavelmente irá ajudá-lo a melhorar seu desempenho, beneficiar a atenção, o humor e a motivação, principalmente na execução de tarefas simples.
Música para tarefas com certo nível de complexidade
Embora quanto mais complexa ou exigente a tarefa, mais distrativa será a música de fundo, é recomendável aproveitar os efeitos motivadores da música para ajudar na produtividade da tarefa, tocando música antes de iniciar o trabalho. Isso melhorará o humor e a atenção nos momentos anteriores ao início de uma tarefa de trabalho, o que poderá levar a uma maior produtividade.
Portanto, se você está prestes a realizar uma tarefa cognitivamente exigente que envolve leitura e escrita, e sente que a música pode distraí-lo se for tocada ao mesmo tempo, tente ouvi-la logo antes de realizar a tarefa. Isto pode melhorar as competências linguísticas em particular, conforme demonstrado por uma pesquisa de 2023 que estudou os efeitos benéficos de o fazer com crianças com perturbações no desenvolvimento da linguagem.
Para cada um, sua música
A música pode ser útil ou prejudicial à produtividade no local de trabalho ou no estudo, dependendo de muitas características pessoais ou de grupo. É por isso que é melhor experimentar diferentes tarefas e diferentes tipos de música para descobrir o que funciona melhor.
A música pode ajudar a combater as distrações tecnológicas, e isso se reflete no aumento do tempo de escuta de playlists para focar no Spotify e no Pandora no último ano, dois dos principais serviços de streaming de música do mundo.
Parafraseando o músico argentino Astor Piazzolla: “A música é a arte mais direta, entra no ouvido e vai ao coração”, poderíamos acrescentar que também aprimora o nosso intelecto.
Referência da notícia:
The Conversation. "Can listening to music make you more productive at work?". 2024.