Paleontólogos encontram ovo de dinossauro do tamanho de uma noz!

Estes são os menores ovos de dinossauro já encontrados e ainda não está claro a que espécie pertencem. Veja mais detalhes aqui.

dinossauros
Os ovos encontrados na China têm 80 milhões de anos.

Depois da saga Jurassic Park, várias gerações de telespectadores certamente pensam que os ovos de dinossauro são do tamanho de um pneu de caminhão, ou, pelo menos, de uma bola de basquete.

E isso é verdade em muitos casos, como bem sabem os paleontólogos. No entanto, uma descoberta recente mostra que estes gigantescos predadores pré-históricos também botavam pequenos ovos.

Uma equipe de cientistas da Universidade Chinesa de Geociências em Wuhan encontrou um ovo medindo apenas 29 milímetros, completamente intacto, junto com outros cinco restos fósseis que pareciam formar um ninho.

A descoberta ocorreu em 2021, em Ganzhou, província de Jiangxi, leste da China.

Após encontrar o ninho aparente, os pesquisadores iniciaram análises laboratoriais, que finalmente revelaram a idade do fóssil: 80 milhões de anos. São, oficialmente, os menores ovos registrados pela ciência.

Conforme explicado no estudo publicado no mês passado na revista Historical Biology, as características, disposição, ornamentação e espessura da casca do ovo não se assemelhavam a nenhum outro tipo conhecido de ovo de dinossauro.

ovo, dinossauro
Ovos de pequenos dinossauros descobertos na cidade de Ganzhou, província de Jiangxi, China.

Por esse motivo, os cientistas sugerem que seria uma nova espécie de dinossauro terópode, e foi nomeado em um novo gênero e espécie: Minioolithus ganzhouensis, que significa “mini ovo de Ganzhou”.

“A morfologia do ovo e a microestrutura da casca fazem dele o menor ovo de terópode não aviário conhecido até hoje”, afirma o estudo.

Como pode ficar preservado por tantos anos?

Ganzhou é um paraíso para a paleontologia, lar de sítios fósseis de entre 60 e 100 milhões de anos, uma época em que os dinossauros dominavam a Terra.

A preservação dos ovos por tanto tempo se deve a vários fatores: seu rápido soterramento pelos sedimentos, que os protegeram da erosão; condições ambientais estáveis, sem perturbações significativas; a dureza da casca, que funciona como barreira física; e condições geológicas favoráveis que facilitam a mineralização.

Além disso, a falta de atividade humana e de fenômenos naturais que pudessem alterar o meio ambiente contribuíram para manter esses fósseis praticamente intactos ao longo do tempo.

Os paleontólogos farão mais pesquisas sobre o ovo e esperam criar um modelo tridimensional da estrutura interna que lhes permitirá estabelecer exatamente que tipo de animal foi que pôs esses minúsculos ovos.

A equipe de pesquisa é composta por cientistas do Instituto de Pesquisa e Exploração Geológica de Jiangxi (JGSEI), da Universidade Chinesa de Geociências e do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia da Academia Chinesa de Ciências.

Esta descoberta aumenta a diversidade de ovos de dinossauros no Cretáceo Superior e é importante para a nossa compreensão da evolução dos terópodes”, afirma o estudo.

Wu, R. et al. The smallest known complete dinosaur fossil eggs from the Upper Cretaceous of South China. Historical Biology, 2024.