Pensamento humano é 5 milhões de vezes mais lento que conexão Wi-Fi, diz estudo

A pesquisa considerou apenas os pensamentos conscientes, e sugeriu que nossa mente é muito mais lenta do que uma conexão Wi-Fi padrão. Veja aqui mais detalhes desse estudo.

cérebro, pensamento, raciocínio
O cérebro humano tem, em média, 86 bilhões de neurônios.

O cérebro humano tem cerca de 86 bilhões de neurônios que se emaranham e se comunicam de diversas maneiras. E graças a essas ligações neurais dentro deste órgão que somos capazes de realizar nossas atividades rotineiras.

Muitas questões sobre o funcionamento cerebral ainda são um mistério para os cientistas. Mas um artigo recente publicado na revista Neuron responde uma questão sobre esse órgão: quão rápidos são os nossos pensamentos?

E segundo a pesquisa, nosso cérebro pensa de forma muito mais lenta que uma conexão de internet Wi-Fi padrão, a apenas 10 bits por segundo; ou seja, é 5 milhões de vezes mais lento que o sinal de internet.

Pensamento humano lento: apenas 10 bits por segundo

Os pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, chegaram a esse número após revisar artigos científicos sobre os feitos humanos de velocidade e, após, aplicar métodos matemáticos da “teoria da informação” para calcular a rapidez com que o cérebro processa os pensamentos.

Considerando a taxa mais elevada de palavras escritas por minuto (120 palavras) pelos participantes do estudo, os pesquisadores concluíram que o fluxo neural humano seria de aproximadamente 10 bits por segundo.

O teste realizado considerou a velocidade que os humanos têm ao realizar tarefas, como digitar um texto, por exemplo, para tentar estimar a velocidade do fluxo de informação dos nossos cérebros em bits por segundo (bps).

Foi pedido aos participantes da pesquisa que redigissem palavras no intervalo de tempo de 1 minuto. Em média, foram escritas 51 palavras por minuto, com uma pequena fração de pessoas chegando à marca de 120 palavras por minuto. Assim, considerando esse valor mais alto, a equipe concluiu que o fluxo neural dos humanos seria de aproximadamente 10 bps.

Representação artística do "limite de velocidade" do nosso cérebro: pensamos, processamos e decidimos no ritmo lento de 10 bits por segundo. Crédito: J. Zheng.

Comparando com a velocidade média da internet atingida em aparelhos tecnológicos modernos aqui no Brasil, a taxa de 10 bps é muito baixa. Para transmitir um vídeo de alta definição, são exigidos cerca de 25 milhões de bps, enquanto a taxa de download média em um dispositivo móvel era de aproximadamente 52,26 milhões de bps em 2023.

E o que explica essa taxa baixa do nosso raciocínio?

Apesar da pesquisa não ter uma resposta definitiva sobre isso, os pesquisadores sugerem que a nossa mente pode ser ofuscada pela enxurrada de informações que assaltam nossos sentidos. Eles estimaram que as milhões de células fotorreceptoras de um único olho podem transmitir cerca de 1,6 bilhão de bps.

Em outras palavras, eles acreditam que não absorvemos todas as informações que coletamos. Pelo contrário, reteríamos apenas 1 bit de cada 100 milhões que recebemos.

“Esse é um número extremamente baixo. A cada momento, estamos extraindo apenas 10 bits do trilhão que nossos sentidos estão captando, e usando esses 10 para perceber o mundo ao nosso redor e tomar decisões. Isso gera um paradoxo: o que o cérebro está fazendo para filtrar todas essas informações?”, disse Markus Meister, coautor do estudo.

Referências da notícia

The unbearable slowness of being: Why do we live at 10 bits/s?. 17 de dezembro, 2024. Jieyu Zheng e Markus Meister.

A velocidade do pensamento humano é muito mais lenta do que o Wi-Fi, sugere estudo. 05 de janeiro, 2025. Bela Lobato.

Pensamento humano é (bem) mais lento que conexão de internet, diz estudo. 26 de dezembro, 2024. Arthur Almeida.