Pintar telhados de branco pode diminuir a temperatura local de cidades em até 2ºC

Em um estudo publicado recentemente, os pesquisadores descobriram que pintar telhados com tinta branca reflexiva pode reduzir as temperaturas externas de cidades em até 2ºC.

Grécia
Na Grécia, a técnica dos “telhados frios” (pintá-los de branco) já é utilizada em algumas regiões. Crédito: Divulgação.

Em um estudo recente publicado na revista Geophysical Research Letters, os pesquisadores analisaram o efeito de "telhados frios" e descobriram que usar revestimentos (tintas) brancos reflexivos nos telhados pode reduzir as temperaturas externas de cidades em até 2 ºC.

Além disso, eles sugerem que esse revestimento é mais eficaz para resfriar cidades do que cobrir telhados com painéis solares ou vegetação, e pode oferecer algum pouco de alívio em dias extremamente quentes de verão. Veja mais informações abaixo.

Telhados brancos para diminuir o calor

Para este estudo, que foi realizado por pesquisadores da University College London, na Inglaterra, os especialistas usaram um modelo com dados de temperatura do ar do verão recorde de 2018 em Londres para testar alguns métodos de resfriamento do ar ambiente.

O verão de 2018 na Inglaterra foi um dos mais quentes da sua história, e empatou com o verão de 2022, segundo o Met Office (Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido).

Eles descobriram que pintar telhados com tinta branca reflexiva, os chamados "telhados frios", pode fazer com que as temperaturas médias do ar (em 2 metros) de centros urbanos diminuam entre 1,2°C e 2°C. As superfícies de cor branca refletem o calor em vez de absorvê-lo.

Outros métodos como cobrir os telhados com vegetação (os chamados telhados verdes) e instalar painéis solares também foram analisados, mas estes tiveram uma redução da temperatura em cerca de 0,3°C; ou seja, o resfriamento foi muito menor se comparado ao método de aplicação de tinta branca reflexiva nos telhados.

Andaluzia, Espanha
Vejer de la Frontera, um povoado da província de Cádiz, em Andaluzia (Espanha), com seus telhados e paredes em cor branca. Crédito: Divulgação.

“Chegamos à conclusão de que os telhados frios são a melhor maneira de manter as temperaturas baixas durante os dias extremamente quentes”, comentou Oscar Brousse, autor principal do estudo.

Os “telhados frios” tem então benefício duplo. Ao mesmo tempo que não contribuem com o aquecimento do ambiente urbano externo, eles mantêm o interior de prédios e casas mais frescos.

Estudos anteriores descobriram que telhados feitos de materiais plásticos brancos refletem 80% da luz solar que os atinge.

Outro artigo, publicado em março deste ano na revista Sustainable Cities and Society, também indicou que esse método levou a uma redução de até 2°C nos períodos da tarde em um distrito industrial de Cingapura. Inclusive, os pedestres até se sentiram mais refrescados.

“A cobertura branca foi uma solução minimamente intrusiva para o resfriamento urbano que tem um efeito imediato em comparação com outras opções que exigem mais intervenção”, disse E. V. S. Kiran Kumar Donthu, autor principal deste estudo de Cingapura.

Outros lugares no mundo

Alguns países têm implementado a técnica de “telhados frios”. Por exemplo: a Grécia, que é vulnerável às altas temperaturas do verão, e a Índia, onde as ondas de calor podem ser extremas. França e Espanha também tem algumas províncias que estão aderindo a esse método de resfriamento local.

À medida que os eventos de onda de calor se tornam mais persistentes e intensos por causa das mudanças climáticas, encontrar maneiras de se adaptar ao calor extremo se tornará uma prioridade para os planejadores urbanos. E essa técnica vem para auxiliar nesse sentido.

Referência da notícia:

Brousse, O. et al. Cool Roofs Could Be Most Effective at Reducing Outdoor Urban Temperatures in London (United Kingdom) Compared With Other Roof Top and Vegetation Interventions: A Mesoscale Urban Climate Modeling Study. Geophysical Research Letters, v. 51, n. 13, 2024.